CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Complicações pulmonares após uso de crack: achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax.

por MANCANO, Alexandre et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MANCANO, Alexandre et al. 2008 Rio de Janeiro, Brasília e Paraná  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Jornal Brasileiro de Pneumologia   Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 5 Português/Inglês

Resumo

Relatamos os achados na tomografia computadorizada de alta resolução de um paciente que, após uso de cocaína fumada (crack), desenvolveu quadro de hemoptise, dispnéia e dor torácica súbitas. As radiografias de tórax mostravam consolidações predominando em lobos superiores. A tomografia de alta resolução evidenciava opacidades em vidro fosco, consolidações e nódulos do espaço aéreo. Nova tomografia de controle, após suspensão da droga e uso de corticóides, mostrou regressão parcial das lesões e aparecimento de escavações. A correlação entre os achados clínicos, laboratoriais e de imagem permitiu o diagnóstico de "pulmão de crack".

Palavras Chave Cocaína crack/efeitos adversos; Transtornos relacionados ao uso de cocaína; Tomografia computadorizada por raios X; Drogas ilícitas/efeitos adversos; Pulmão/efeitos de drogas.
Link Artigo em Português / Artigo em Inglês
Referência para Citação MANCANO, Alexandre et al. Complicações pulmonares após uso de crack: achados na tomografia computadorizada de alta resolução do tórax. J. bras. pneumol. [online]. 2008, vol.34, n.5, pp. 323-327. ISSN 1806-3713.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar