CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de enfermagem.

por MARDEGAN, Paula Silva; SOUZA, Renata Santos de; BUAIZ, Vitor  and  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MARDEGAN, Paula Silva; SOUZA, Renata Santos de; BUAIZ, Vitor  and  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. 2007 Espírito Santo Espírito Santo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Jornal Brasileiro de Psiquiatria   Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

OBJETIVO: Traçar o perfil do uso de substâncias psicoativas entre os universitários do curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. MÉTODOS: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido com universitários de Enfermagem do primeiro ao último ano do curso. O instrumento utilizado na coleta de dados foi o "Questionário sobre o Uso de Droga", uma adaptação do proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e desenvolvido pela WHO – Research and Reporting Project on the Epidemiology of Drug Dependence. Os dados foram tabulados e analisados por meio do programa Statistical Packcage for the Social Science (SPSS, 2005). RESULTADOS: Dos universitários, 82% são do sexo feminino, 46,6% se encontram na faixa etária de 20 a 22 anos e 41% pertencem à classe social B. Quanto ao uso de substâncias psicoativas, 43,9% fizeram uso na vida de alguma substância, exceto álcool e tabaco, 82,1% relataram uso na vida de álcool, 11,7% informaram uso freqüente e 6,2% uso pesado dessa substância, e 22,4% mencionaram uso na vida de tabaco. CONCLUSÃO: Faz-se necessária a prevenção do uso indevido de substâncias psicoativas entre universitários, por meio de disciplinas curriculares que abordem a temática ou de programas específicos destinados a essa população.

Palavras Chave Substâncias psicoativas, universitários, prevenção.
Link Artigo
Referência para Citação MARDEGAN, Paula Silva; SOUZA, Renata Santos de; BUAIZ, Vitor  and  SIQUEIRA, Marluce Miguel de. Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de enfermagem. J. bras. psiquiatr. [online]. 2007, vol.56, n.4, pp. 260-266. ISSN 0047-2085.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar