CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Percepção do papel materno das mulheres que vivem no contexto da droga e da violência.

por ROLDAN, María Carmen Bernal  and  GALERA, Sueli Aparecida Frari. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ROLDAN, María Carmen Bernal  and  GALERA, Sueli Aparecida Frari. 2005 São Paulo, Colômbia Brasil, Colômbia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

Há um reconhecimento de que há um número grande de mulheres envolvidas com drogas, com experiência diante da violência e daqueles próximos a elas em sua vida cotidiana. Muitas destas mulheres são mães. O objetivo deste estudo é investigar a percepção de mães que receberam tratamento para dependência de droga e que vivem em um contexto de cultura envolvida com drogas e violência. Mais especificamente,as mães colombianas (n=6) que têm filhos entre um mês e cinco anos de idade, foram perguntadas sobre o papel materno em um trabalho individual e multicêntrico; entre dois países, Colômbia e Brasil. Utilizou-se um enfoque etnográfico e as entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo latente. As descobertas incluem percepções das participantes na compreensão da violência de seu contexto sócio-cultural e o consumo de drogas no ambiente da família de origem. Eventos que possivelmente as induziram a tornarem-se dependentes de drogas estão incluídos, assim como quanto isto influenciou seu papel materno. Além de tudo, as mães expressaram ambivalência sobre seus papéis que elas idealizaram, mas sabiam que eram mães viciadas.

Palavras Chave comportamento materno; drogas e violência
Link Artigo
Referência para Citação ROLDAN, María Carmen Bernal  and  GALERA, Sueli Aparecida Frari. Perception of the mothering role of women who live in a context of drugs and violence. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe2, pp. 1118-1126. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar