CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Padrão de comportamento relacionado às práticas sexuais e ao uso de drogas de adolescentes do sexo feminino residentes em Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2002.

por MIRANDA, Angélica Espinosa; GADELHA, Angela Maria Jourdan  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MIRANDA, Angélica Espinosa; GADELHA, Angela Maria Jourdan  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. 2005 Espirito Santo, Rio de Janeiro Vitória - ES

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Cadernos de Saúde Pública Rio de Janeiro Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Português

Resumo

Adolescentes constituem um subgrupo populacional vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis (DST). O objetivo foi descrever o padrão de comportamento de adolescentes do sexo feminino, de 15 a 19 anos, relacionado às práticas sexuais e uso de drogas, residentes na região de Maruípe em Vitória, Brasil, assistida pelo Programa Saúde da Família. Foi realizado um estudo descritivo, de março a junho de 2002, aplicadas entrevistas face a face e coletada uma amostra de urina para realização de teste para Chlamydia trachomatis. Durante o estudo, 464 adolescentes foram incluídas, 69,0% das adolescentes já tinham iniciado vida sexual; 12,8% relataram história de DST; 14,0% o uso de alguma droga ilícita e 3,7% história de prostituição. Somente 23,4% relataram uso regular de preservativos apesar de mais de 90,0% ter relatado acesso às informações sobre riscos e prevenção de DST/AIDS. A história de gravidez foi relatada por 31,6% das adolescentes e a realização prévia do teste HIV foi relatada por 17,0%. Apesar de terem conhecimento das formas de transmissão das DST/AIDS, as adolescentes não se previnem adequadamente. Os resultados mostram a necessidade de ações preventivas, incluindo, entre outras, testes de rotina para detecção de DST e programas de redução de riscos.

Palavras Chave Adolescente; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Comportamento Sexual
Link Artigo
Referência para Citação MIRANDA, Angélica Espinosa; GADELHA, Angela Maria Jourdan  and  SZWARCWALD, Célia Landmann. Padrão de comportamento relacionado às práticas sexuais e ao uso de drogas de adolescentes do sexo feminino residentes em Vitória, Espírito Santo, Brasil, 2002. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.1, pp. 207-216. ISSN 0102-311X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar