CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O encontro transformador em moradores de rua na cidade de São Paulo.

por ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza; ALVARENGA, Augusta Thereza de  and  FIEDLER-FERRARA, Nelson. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza; ALVARENGA, Augusta Thereza de  and  FIEDLER-FERRARA, Nelson. 2004 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia & Sociedade   Associação Brasileira de Psicologia Social

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 10 Português

Resumo

Este trabalho busca a caracterização do encontro transformador entre seis moradores de rua e duas professoras na cidade de São Paulo. Este encontro possibilitaria a transformação psíquica dos envolvidos, no sentido de promover o despertar das potencialidades de self, do sentido de suas vidas, contribuindo para a promoção daresiliência. À resiliência, compreendida como "a capacidade humana de fazer frente às adversidades da vida, superá-las e sair delas fortalecido ou inclusive transformado", foi associada a noção do ágape, amor ao próximo, articulado com conceitos de self e falso self . Neste estudo longitudinal, o morar na rua surgiu como situação existencial excludente, favorecendo envolvimentos com droga e criminalidade. Revelou-se nova configuração nas psiques dos moradores de rua - em movimento transformador - junto às pessoas que foram seus pontos de apoio positivos. No entanto, tiveram dificuldades na permanência nesse processo sem o apoio mais amplo da Sociedade Civil e Estado.

Palavras Chave Encontro Transformador - Resiliência - Moradores de rua - Saúde Pública - Exclusão social
Link Artigo
Referência para Citação ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza; ALVARENGA, Augusta Thereza de  and  FIEDLER-FERRARA, Nelson. O encontro transformador em moradores de rua na cidade de São Paulo.Psicol. Soc. [online]. 2004, vol.16, n.3, pp. 47-56. ISSN 1807-0310.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar