CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Adaptação e validação de questionário sobre comportamentos de risco para Aids em usuários de droga

por PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. 2002 Porto Alegre, USA  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Inglês

Resumo

Objetivos: Iniciar o processo de validação da versão brasileira de um instrumento americano de coleta de dados auto-aplicável denominado CRA (Comportamentos de Risco para Aids), que cobre aspectos relativos a uso de drogas, testagem para HIV, comportamento sexual e preocupação com a transmissão do vírus. O instrumento foi submetido à tradução reversa e validação concorrente. O trabalho também teve o intuito de testar a utilidade de um escore geral de risco (EGR) para a transmissão do vírus HIV ou de subescores de risco para uso de drogas (ERUD) e para risco sexual (ERS). Métodos: Vinhetas clínicas de dez casos típicos tiveram seus escores CRA comparados ao julgamento de juízes independentes. Resultados: Na comparação com os juízes das áreas específicas, houve diferenças sistemáticas, sugerindo que apenas o EGR tem validade clínica e, especificamente, no que compete à exposição a risco de infecção/reinfecção pelo HIV. Conclusão: O instrumento em sua forma e utilização atuais não é adequado para expressar comprometimento já causado pela exposição ao vírus. Os subescores específicos não foram clinicamente válidos para expressar tal risco, e o instrumento necessita do acréscimo de uma seção mais abrangente sobre uso de drogas injetáveis para utilização em estudos posteriores.

Palavras Chave Soroprevalência de HIV. Aids. Comportamento de risco. Drogas ilícitas. Estudos de validação, tipo de publicação
Link Artigo
Referência para Citação PECHANSKY, Flavio; HIRAKATA, Vânia  and  METZGER, David. Adaptation and validation of a questionnaire about risk behaviors for AIDS among drug users. Rev. Bras. Psiquiatr.[online]. 2002, vol.24, n.3, pp. 130-136. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar