CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Cocaína: lendas, história e abuso.

por FERREIRA, Pedro Eugênio M  and  MARTINI, Rodrigo K. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FERREIRA, Pedro Eugênio M  and  MARTINI, Rodrigo K. 2001 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 4 Português

Resumo

A civilização ocidental tem estado envolvida com múltiplos problemas sociais, sendo o abuso de drogas um deles. A cocaína e os transtornos decorrentes de seu abuso tornaram-se um problema de saúde pública. O presente trabalho tem como objetivo colaborar pelo aprofundamento da investigação histórica desse tema. Há mais de 4500 anos, as folhas de coca são usadas por índios da América do Sul. Com a industrialização no século XIX, a cocaína chegou aos países desenvolvidos da época. Na medicina, essa substância também se mostrou presente, sendo usada, tanto por Freud quanto por outros médicos, na tentativa de curar inúmeras enfermidades. No entanto, a maior disponibilidade e a queda dos preços nos últimos 30 anos possibilitaram que essa droga fosse usada abusivamente por um número crescente de pessoas, trazendo conseqüências assustadoras para a saúde do indivíduo e para a sociedade como um todo.

Palavras Chave Abuso de drogas. Cocaína. História.
Link Artigo
Referência para Citação FERREIRA, Pedro Eugênio M  and  MARTINI, Rodrigo K. Cocaína: lendas, história e abuso.Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2001, vol.23, n.2, pp. 96-99. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar