CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Perfil da automedicação em município do Sul do Brasil.

por VILARINO, Jorge F. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VILARINO, Jorge F. et al. 1998 Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 8 Português

Resumo

Caracterizar o usuário de medicamentos, especialmente aquele que se automedica. Material e Método: Foram entrevistadas 413 pessoas do Município de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, sobre o consumo de medicamentos no último mês. Resultados Dos entrevistados, 69,9% utilizaram medicamentos e destes 76,1% o fizeram através de automedicação. Cefaléia (28,8%) foi a principal queixa motivadora de automedicação. O ácido acetilsalicílico foi a droga mais utilizada (25,4%). Dos fármacos utilizados na automedicação, 51,2% foram indicados por terceiros e 51,7% dessas indicações eram prescrições médicas emitidas em consultas anteriores. Conclusão: Idade, grau de escolaridade e acompanhamento médico periódico correlacionaram-se significativamente com automedicação.

Palavras Chave Automedicação. Medicamentos. Prevalência.
Link Artigo
Referência para Citação VILARINO, Jorge F. et al. Perfil da automedicação em município do Sul do Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.1, pp. 43-49. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar