CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A percepção de cegos e cegas diante das drogas.

por CEZARIO, Kariane Gomes  and  MARIANO, Monaliza Ribeiro. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CEZARIO, Kariane Gomes  and  MARIANO, Monaliza Ribeiro. 2009 Ceará Fortaleza-CE

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Acta Paulista de Enfermagem São Paulo Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 8 Português/Inglês

Resumo

OBJETIVO: Compreender a percepção de mulheres e homens cegos sobre as drogas, comparando semelhanças e diferenças. MÉTODOS: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma associação de cegos, em Fortaleza-CE, entre outubro de 2006 e março de 2007. A coleta de dados utilizou a entrevista com questão norteadora. A amostra foi limitada por saturação com cinco mulheres e sete homens. Adotou-se o método de Análise de Conteúdo, obtendo-se três temas. RESULTADOS: Os temas - O que sei - definem o que é droga e abrangência desta problemática; O que vivi - relatam repercussão das experiências pessoais e familiares com o uso das drogas; e O que penso sobre a prevenção - opinam sobre estratégias de prevenção. CONCLUSÕES: A problemática é entendida como agravante à saúde pública, afetando a sociedade e a vida do usuário. As influências de familiares, amigos e mídia aproximam às drogas ou não, reforçando a pertinência da promoção da saúde e prevenção entre os cegos.

Palavras Chave Portadores de deficiência visual; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Comportamento
Link Artigo em Português / Artigo em Inglês
Referência para Citação CEZARIO, Kariane Gomes  and  MARIANO, Monaliza Ribeiro. A percepção de cegos e cegas diante das drogas. Acta paul. enferm. [online]. 2009, vol.22, n.4, pp. 404-411. ISSN 0103-2100.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar