CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A educação em saúde como uma estratégia para enfermagem na prevenção do alcoolismo.

por SILVA, Sílvio Éder Dias da et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Sílvio Éder Dias da et al. 2007 Pará, Santa Catarina  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Escola Anna Nery Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

Os relatórios de organizações internacionais evidenciam que 200 milhões de pessoas consumiram alguma droga ilícita entre 2001 e 2002, ou seja, 3,4% da população mundial. Este artigo apresenta uma reflexão sobre a educação em saúde como uma estratégia viável para a Enfermagem na prevenção e promoção da saúde em relação ao alcoolismo. Na primeira parte do texto, tratamos da problemática do alcoolismo no mundo; na segunda parte, apresentamos aspectos teóricos contextuais acerca da educação em saúde, como estratégia de apoio à promoção da saúde e prevenção do alcoolismo; na terceira parte, apresentamos algumas experiências de sucesso na prevenção do uso e abuso do álcool e, finalmente, na terceira parte desta reflexão, colocamos a importância da atuação da Enfermagem e da equipe de saúde na utilização da educação em saúde como possibilidade para atuar de forma preventiva contra o alcoolismo.

Palavras Chave Alcoolismo. Enfermagem. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.
Link Artigo
Referência para Citação SILVA, Sílvio Éder Dias da et al. A educação em saúde como uma estratégia para enfermagem na prevenção do alcoolismo. Esc. Anna Nery [online]. 2007, vol.11, n.4, pp. 699-705. ISSN 1414-8145.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar