CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Dependência de drogas.

por GARCIA-MIJARES, Miriam  and  SILVA, Maria Teresa Araujo. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GARCIA-MIJARES, Miriam  and  SILVA, Maria Teresa Araujo. 2006 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia USP São Paulo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 28 Português

Resumo

O texto discute três teorias atuais de dependência de drogas: a Teoria Comportamental da dependência como escolha de Heyman, a Teoria da Sensibilização do incentivo de Robinson e Berridge, e a Teoria Neurobiológica da dependência como escolha, de Kalivas. Todas concordam em caracterizar a dependência como resultante de processos de aprendizagem em que droga e estímulos associados a seus efeitos adquirem controle potente sobre o comportamento. Diferenciam-se quanto aos processos de aprendizagem envolvidos. A Teoria Comportamental enfatiza componentes operantes e sustenta que o consumo repetido de drogas diminui o valor reforçador de atividades concorrentes. A Teoria da Sensibilização enfatiza componentes respondentes, propondo a dependência como resultado da sensibilização da potência eliciadora de estímulos condicionados aos efeitos da droga. A Teoria Neurobiológica integra as duas primeiras, descrevendo as mudanças no circuito do reforço que acontecem no processo de dependência.

Palavras Chave Droga. Dependência. Comportamento de escolha. Sensibilização. Incentivos.
Link Artigo
Referência para Citação GARCIA-MIJARES, Miriam  and  SILVA, Maria Teresa Araujo. Dependência de drogas. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.4, pp. 213-240. ISSN 0103-6564.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar