CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A compreensão dos operadores de direito do Distrito Federal sobre o usuário de drogas na vigência da nova lei.

por SANTOUCY, Luiza Barros; CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOUCY, Luiza Barros; CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. 2010 Brasília Brasília

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia: Reflexão e Crítica Rio Grande do Sul Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 10 Português

Resumo

O usuário de drogas tem recebido tratamentos contraditórios que promovem sua estigmatização e clandestinidade e limitam a compreensão do fenômeno. O objetivo foi investigar como Promotores e Juízes estão entendendo e aplicando a nova lei que legisla sobre a conduta de usar e portar drogas no Brasil. Onze operadores do Direito do Distrito Federal (DF) participaram de entrevistas semi-estruturadas divididas em três eixos: a visão em relação ao usuário de droga; como a lei vem sendo aplicada; e como concebe o trabalho da equipe multidisciplinar. As respostas demonstraram posições muito heterogêneas, denotando não haver ainda unanimidade quanto à compreensão da nova lei: se por um lado há uma crença compartilhada de que o uso de drogas é um problema de saúde pública, por outro, acredita-se que o usuário deve receber uma punição por seu ato ilegal. Um diálogo interdisciplinar efetivo permitiria uma atuação eficaz e reflexiva visando a beneficiar as pessoas que chegam à justiça.

Palavras Chave Psicologia da saúde; Teoria de sistemas; Legislação de drogas.
Link Artigo
Referência para Citação SANTOUCY, Luiza Barros; CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. A compreensão dos operadores de direito do Distrito Federal sobre o usuário de drogas na vigência da nova lei. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.1, pp. 176-185. ISSN 0102-7972.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar