CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Perfil epidemiológico da toxicodependência em estudantes universitários.

por ORTEGA-PEREZ, Carlos Alexander; COSTA-JUNIOR, Moacyr Lobo da and VASTERS, Gabriela Pereira. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ORTEGA-PEREZ, Carlos Alexander; COSTA-JUNIOR, Moacyr Lobo da and VASTERS, Gabriela Pereira. 2011    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 8 Espanhol

Resumo

Trata-se de estudo exploratório com metodologia quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado fechado e autoaplicável, com 500 estudantes universitários. O processamento e análise dos dados foram baseados em frequências simples e estratificadas. Dos estudantes, 185 (37,1%) consumiram ou tinham usado drogas pelo menos uma vez na vida. A idade da iniciação do consumo, sua primeira droga, começou entre 13 e 21 anos. O álcool foi a primeira droga utilizada, seguido pelos inalantes, depois maconha, benzodiazepínicos e anfetaminas. A respeito das percepções de autoefeito das drogas entre os usuários, esse grupo mostrou tendência a negar que as drogas exercessem algum impacto em seu desempenho acadêmico e, ainda, que o uso de drogas não é percebido como problema que afeta a si próprio, mas afeta apenas os outros colegas que as consomem.

Palavras Chave Usuários de Drogas; Estudantes; Drogas Ilícitas, Enfermagem.
Link Artigo
Referência para Citação ORTEGA-PEREZ, Carlos Alexander; COSTA-JUNIOR, Moacyr Lobo da and VASTERS, Gabriela Pereira. Perfil epidemiológico da toxicodependência em estudantes universitários. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2011, vol.19, n.spe, pp. 665-672. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar