CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução.

por PRATTA, Elisângela Maria Machado and SANTOS, Manoel Antonio dos. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PRATTA, Elisângela Maria Machado and SANTOS, Manoel Antonio dos. 2009 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia: Teoria e Pesquisa Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

O uso de drogas atualmente é considerado um grave e complexo problema de saúde pública. Falar sobre drogadição é discutir o processo saúde/doença, considerando-se os modelos que contribuem para a compreensão do fenômeno no momento atual e das estratégias de intervenção estabelecidas. Discutir a dependência química hoje exige uma reflexão sobre como a droga foi encarada ao longo da história, tendo em vista as questões de saúde/doença e os paradigmas hegemônicos em cada momento. Este estudo visa: a) mostrar as bases teórico-conceituais de três eixos (saúde, doença e dependência química) e suas interseções; b) propiciar uma reflexão crítica sobre a questão da promoção da saúde frente à dependência de drogas, de acordo com o modelo biopsicossocial presente na atualidade. Esse modelo considera o ser humano integral, dotado de subjetividade, de saberes e fazeres próprios, ativo no processo saúde/doença, ressaltando a necessidade de rompimento com o modelo cartesiano ainda predominante na saúde.

Palavras Chave saúde pública; doença; drogadição; substâncias psicoativas; dependência química.
Link Artigo
Referência para Citação PRATTA, Elisângela Maria Machado and SANTOS, Manoel Antonio dos. O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2009, vol.25, n.2, pp. 203-211. ISSN 0102-3772.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar