CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Representações sociais de universitários de psicologia acerca da maconha.

por FONSECA, Aline Arruda da et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FONSECA, Aline Arruda da et al. 2007 Paraíba, Piauí Paraíba

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Estudos de Psicologia (Campinas) São Paulo PPG em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

O uso abusivo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas ganhou proporções tão alarmantes que, na atualidade, é um desafio da saúde pública. Salienta-se que a maconha é a droga ilícita mais utilizada no Brasil. Esta pesquisa objetivou investigar as representações sociais de estudantes de Psicologia acerca da maconha. Participaram 200 universitários de ambos os sexos (76,2% feminino), com idades entre 18 e 26 anos. Foi utilizado o Teste de Associação Livre de Palavras, tendo como estímulo indutor a palavra maconha. Os dados foram processados pelo software tri-deux-mots (versão 6.1) por meio da análise fatorial de correspondência. Os resultados apontaram diferenças de gênero nas formas de representarem a maconha. Os universitários objetivaram a maconha nas questões voltadas para a busca do prazer/hedonismo e as universitárias nos aspectos psicossociais. Os estudantes mais jovens apresentaram uma visão negativa da erva e os mais velhos deram ênfase ao preconceito sofrido pelos usuários.

Palavras Chave estudantes, psicologia; maconha; representações sociais.
Link Artigo
Referência para Citação FONSECA, Aline Arruda da et al. Representações sociais de universitários de psicologia acerca da maconha. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2007, vol.24, n.4, pp. 441-449. ISSN 0103-166X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar