CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Fatores de risco para violência contra a mulher no contexto doméstico e coletivo.

por VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. 2008 Ceará  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Saúde e Sociedade São Paulo Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 13 Português

Resumo

Este trabalho descreve os fatores de risco para violência doméstica e coletiva contra a mulher, a compreensão dessas mulheres sobre a violência doméstica e coletiva e a aplicação do Modelo Calgary de Avaliação em Famílias (MCAF), em moradores de uma comunidade, em Fortaleza, Ceará. Foi um estudo de caso com 20 famílias, e, entre estas, foram escolhidas quatro que apresentaram maior potencial para violência contra a mulher, em 2005. Os resultados mostraram que as mulheres conhecem alguns fatores de risco para violência, porém aparentam não saber agir no sentido de evitá-la; as condições desfavoráveis de habitação e entorno familiar são percebidos como risco. A violência é percebida, principalmente pela mulher, como "algo comum" no cotidiano do casal. O álcool, o uso da droga ilícita, o desemprego e a baixa escolaridade também agravam a ocorrência da violência entre as famílias participantes. Conclui-se que as mulheres enfrentam, em seu cotidiano, diferentes modos de violência. Elas vivem em um sistema de isolamento social e político que pode contribuir para a reprodução de mecanismos mais complexos de violência, impedindo-as de manifestarem-se de forma mais autônoma.

Palavras Chave Famílias; Prevenção; Violência contra a mulher; Modelo Calgary.
Link Artigo
Referência para Citação VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza et al. Fatores de risco para violência contra a mulher no contexto doméstico e coletivo. Saude soc. [online]. 2008, vol.17, n.3, pp. 113-125. ISSN 0104-1290.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar