CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prevalência do uso de substâncias em pacientes com traumas em um pronto socorro brasileiro

por REIS, Alessandra Diehl; FIGLIE, Neliana Buzi and LARANJEIRA, Ronaldo. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
REIS, Alessandra Diehl; FIGLIE, Neliana Buzi and LARANJEIRA, Ronaldo. 2006 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 5 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Ainda que haja significativa literatura sobre a associação entre álcool e trauma, pouco se sabe sobre o uso de outras substâncias e trauma em pronto socorro. O objetivo do estudo foi estimar a prevalência do uso de substâncias em pacientes admitidos em um pronto socorro por trauma não fatal. MÉTODO: Um estudo prospectivo de corte transversal avaliando todos os pacientes admitidos dentro de 6 horas antes de trauma não fatal em pronto socorro durante um período de três meses. Um questionário padronizado pela Organização Mundial de Saúde, o auto-relato do consumo de drogas nas últimas 24 horas antes do contato; Drug Abuse Screening Test); screening de urina para maconha, cocaína e benzodiazepínicos e Concentração de Álcool no Sangue foram utilizados como medidas de avaliação do uso de álcool e drogas. Foram realizadas análises descritivas e o intervalo de confiança foi de 95%. RESULTADOS: Foram incluídos 353 pacientes, tendo sido coletados screenings de maconha e cocaína de 242 pacientes e de 166 pacientes para benzodiazepínicos. A Concentração de Álcool no Sangue foi positiva em 11% (n = 39) e 10% (n = 33) apresentaram algum grau de intoxicação alcoólica. O teste de maconha foi positivo em 13,6% (n = 33); respectivamente de cocaína em 3,3% (n = 8) e de benzodiazepínicos em 4,2% (n = 7). CONCLUSÕES: O uso de substâncias nesses indivíduos que sofreram trauma é altamente prevalente. Nesta amostra, a freqüência para maconha (uma droga ilícita) esteve próxima ao de álcool. Mais estudos são necessários a fim de identificar a realidade brasileira e elaborar identificações adequadas para estes casos, visando à redução do uso de substâncias e suas conseqüências.

Palavras Chave Ferimentos e lesões; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Serviços médicos de emergência; Epidemiologia; Detecção do abuso de substâncias
Link Artigo
Referência para Citação REIS, Alessandra Diehl; FIGLIE, Neliana Buzi and LARANJEIRA, Ronaldo. Prevalence of substance use among trauma patients treated in a Brazilian emergency room. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.3, pp. 191-195. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar