CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

PRÁTICAS EMERGENTES E INOVADORAS DE PSICÓLOGOS(AS) NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

por Conselho Federal de Psicologia em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Conselho Federal de Psicologia 2012    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
| Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Federal de Psicologia (CREPOP/CFP) - Conselho Federal de Psicologia e o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG/FGV) | | CREPOP/CFP - CEAPG/FGV |

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 14 Português

Resumo

A publicação Práticas em Psicologia e Políticas Públicas tem por objetivo dar visibilidade a ações que, desenvolvidas pelos/as psicólogos/as, tragam inovações para as práticas cotidianas nos diferentes campos de atuação. O Crepop apresenta neste número o relato de uma prática inovadora desenvolvida em um serviço de referência para casos de usuários de Álcool e outras Drogas. Trata-se da experiência de uma psicóloga que, durante o período da pesquisa sobre as práticas dos psicólogos e psicólogas no campo das Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas, foi coordenadora do Serviço Hospitalar de Referência de Álcool e outras Drogas do Hospital de Urgência e Emergência em Rio Branco-AC. O trabalho é desenvolvido no contexto de uma enfermaria do hospital e as ações são realizadas por uma equipe multiprofissional. A experiência demonstra que as ações integradas com a rede de serviços existentes na cidade têm sido fundamentais para os sucessos terapêuticos alcançados. A descrição das práticas dos/as psicólogos/as é um dos produtos da pesquisa realizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Federal de Psicologia (CREPOP/CFP), em parceria com o Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG/FGV). O modo como se deu a escolha das experiências publicadas está descrito no documento intitulado “A identificação das práticas emergentes e inovadoras”. Os textos são de responsabilidade de seus autores, que autorizaram a publicação dos mesmos.

Palavras Chave Psicologia, Álcool, Usuários de drogas, práticas, atendimento de usuário de drogas, drogas
Link Livro
Referência para Citação  
Observação Material linkado com o site do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Federal de Psicologia (CREPOP/CFP).


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar