CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Confiabilidade de questionário sobre uso de drogas por escolares, Brasil

por MACHADO NETO, Adelmo de Souza et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MACHADO NETO, Adelmo de Souza et al. 2010 Bahia  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Analisar a confiabilidade de um questionário auto-aplicável sobre o uso e abuso de substâncias entre adolescentes escolares. MÉTODOS: Foram realizados dois estudos transversais para teste e re-teste do questionário em amostra representativa de alunos de ambos os sexos, de 11 a 19 anos, de escolas públicas e privadas (do curso fundamental e médio) de Salvador, BA, em 2006. Foram aplicados 591 questionários na primeira aplicação e 467 na segunda. Foram calculados a estatística descritiva, o índice kappa, alfa de Cronbach e correlação intraclasse. RESULTADOS: A prevalência do uso/abuso das substâncias foi semelhante em ambas as avaliações. Para as variáveis sociodemográficas o índice kappa indicou concordância "moderada" a "quase perfeita" e a análise do alfa de Cronbach e correlação intraclasse indicaram consistência "satisfatória". A idade de experimentação das substâncias psicoativas (tabaco, álcool e maconha) e idade dos estudantes foram semelhantes nas duas avaliações. A idade de iniciação do consumo e padrões de uso foram considerados indicadores confiáveis. CONCLUSÕES: A confiabilidade do questionário foi satisfatória para a população estudada.

Palavras Chave Questionários. Adolescente. Comportamento do Adolescente. Drogas Ilícitas. Reprodutibilidade dos Testes.
Link Artigo em Inglês
Referência para Citação MACHADO NETO, Adelmo de Souza et al. Reliability of a questionnaire on substance use among adolescent students, Brazil. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.5, pp. 830-839. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar