CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo precoz de tabaco y alcohol como factores modificadores del riesgo de uso de marihuana

por IGLESIAS, Verónica; CAVADA, Gabriel; SILVA, Claudio  e  CACERES, Dante. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
IGLESIAS, Verónica; CAVADA, Gabriel; SILVA, Claudio  e  CACERES, Dante. 2007 Santiago. Chile Chile

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Espanhol

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a relação entre consumo precoce de tabaco e álcool e o risco de consumir maconha por escolares. MÉTODOS: Estudo transversal com dados do IV Estudio Nacional de Consumo de Drogas en Población Escolar, ano 2001 no Chile. Analisaram-se 54.001 escolares de oito a 20 anos de idade. As variáveis preditoras consideradas foram: consumo de tabaco e álcool, a idade de início de consumo de tabaco e/ou álcool e a intensidade de uso de tabaco. Uso de maconha e idade de início do consumo foram as variáveis de desfecho. Para a análise dos dados se utilizou regressão de Poisson e regressão de Weibull. RESULTADOS: Os escolares apresentaram alta prevalência de consumo de tabaco, álcool maconha (77%, 79% e 23%, respectivamente). O consumo de tabaco na presença de consumo de álcool foi um fator de risco de uso de maconha (RP=10,4; IC 95%: 8,9;12,2). O início tardio de consumo de tabaco (HR=0,85; IC 95%: 0,84;0,86) e álcool (HR=0,90; IC 95%: 0,89;0,91) resultou ser um fator protetor do uso de maconha. A probabilidade de consumo de maconha foi maior naqueles que fumavam diariamente ou quase, em relação àqueles que fumavam somente aos fins de semana (RP=3,11; IC 95%: 2,96;3,26 vs. RP=1,70; IC 95%: 1,58;1,83). CONCLUSÕES: O risco de consumo de maconha se associou significativamente à idade de início de consumo de tabaco, à freqüência de consumo de tabaco e ao consumo simultâneo de álcool. As estratégias de prevenção deveriam proteger os escolares do consumo precoce de tabaco.

Palavras Chave Hábito de fumar maconha, epidemiologia. Fatores de risco. Consumo de bebidas alcoólicas, epidemiologia. Tabagismo, epidemiologia. Comportamento do adolescente. Estudos transversais. 
Link Artigo em Espanhol
Referência para Citação IGLESIAS, Verónica; CAVADA, Gabriel; SILVA, Claudio  e  CACERES, Dante. Consumo precoz de tabaco y alcohol como factores modificadores del riesgo de uso de marihuana. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.4, pp. 517-522. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar