CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de drogas entre trabalhadores de regiões do Brasil

por SILVA, Ovandir Alves  e  YONAMINE, Mauricio. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Ovandir Alves  e  YONAMINE, Mauricio. 2004 São Paulo Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 5 Inglês

Resumo

OBJETIVO: No Brasil, desde 1992, inúmeras empresas comerciais e industriais vêm adotando programas de controle do uso de drogas de abuso no ambiente de trabalho. Nenhuma medida disciplinar ou demissionária é tomada sem antes se tentar a reabilitação do funcionário. O objetivo do estudo é apresentar o perfil do uso de drogas de abuso entre trabalhadores de diferentes empresas brasileiras. MÉTODOS: Amostras de urina de 12.700 indivíduos provenientes das cinco regiões geográficas brasileiras foram analisadas visando à detecção das principais drogas de abuso utilizadas no País: cocaína, maconha e anfetamina. A técnica de enzimaimunoensaio (EMIT) foi usada como análise de triagem para as substâncias pesquisadas. A confirmação dos resultados foi realizada pela espectrometria de massa associada à cromatografia em fase gasosa (GC/MS). A distribuição das amostras de acordo com as regiões geográficas foi: 72,0% foram coletadas na região Sudeste, 13,8% no Nordeste, 7,9% originaram-se na região Sul, 5,7% no Centro-Oeste e 0,6% na região Norte. RESULTADOS: Os resultados obtidos foram: 1,8% de todas as amostras analisadas foram positivas para a presença de drogas de abuso, sendo que 0,5% eram provenientes da região Sul, 1,1% da região Nordeste, 1,2% do Centro-Oeste, 1,3% da região Norte e 2,2% do Sudeste. A freqüência com que as diferentes drogas foram encontradas foi: 59,9% para maconha, 17,7% para cocaína, 14,6% para anfetamina e 7,7% para drogas em associação. CONCLUSÕES: A distribuição das drogas de abuso detectadas apresentou variações regionais. A maconha foi encontrada nas amostras de todas as regiões; a cocaína estava presente somente em amostras oriundas das regiões Centro-Oeste e Sudeste. A anfetamina foi detectada nas amostras provenientes do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Palavras Chave Saúde ocupacional. Trabalhadores. Serviços de saúde ocupacional. Transtornos relacionados ao uso de substâncias, prevenção e controle. Transtornos relacionados ao uso de substâncias, diagnóstico. Transtornos relacionados ao uso de substâncias, urina. Distribuição espacial.
Link Artigo em Inglês
Referência para Citação SILVA, Ovandir Alves  e  YONAMINE, Mauricio. Drug abuse among workers in Brazilian regions. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.4, pp. 552-556. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar