CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de drogas psicoativas por adolescentes escolares de Assis, SP

por GUIMARAES, José Luiz et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GUIMARAES, José Luiz et al. 2004 São Paulo Assis - SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Saúde Pública São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 3 Português/Inglês

Resumo

Com o objetivo de quantificar o consumo das diferentes drogas psicoativas entre os estudantes da cidade de Assis, SP, e investigar as variáveis relacionadas com seu uso, foi aplicado um questionário que identificava dados sociodemográficos e padrão de uso não-médico de psicotrópicos em 20% dos estudantes das escolas públicas e privadas da cidade. Os maiores índices de consumo para o uso na vida foram os do álcool com 68,9% e o tabaco com 22,7%. As drogas mais utilizadas foram: solventes (10,0%); maconha (6,6%); ansiolíticos (3,8%); anfetamínicos (2,6%); cocaína (1,6%) e anticolinérgicos (1,0%).

Palavras Chave Transtornos relacionados ao uso de substâncias, epidemiologia. Drogas ilícitas. Adolescente. Consumo de bebidas alcoólicas, epidemiologia. Tabagismo, epidemiologia. Promoção da saúde. Levantamentos epidemiológicos. Questionários. Fatores socioeconômicos.
Link Artigo em Português / Artigo em Inglês
Referência para Citação GUIMARAES, José Luiz et al. Consumo de drogas psicoativas por adolescentes escolares de Assis, SP. Rev. Saúde Pública [online]. 2004, vol.38, n.1, pp. 130-132. ISSN 0034-8910.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar