CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Inventário de Expectativas de Resultados em Usuários de Maconha (IERUM): construção e validação

por PEDROSO, Rosemeri Siqueira; CASTRO, Maria da Graça Tanori de  e  ARAUJO, Renata Brasil. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PEDROSO, Rosemeri Siqueira; CASTRO, Maria da Graça Tanori de  e  ARAUJO, Renata Brasil. 2010 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Português

Resumo

Introdução: Este estudo apresenta a construção e validação do Inventário de Expectativas de Resultados em Usuários de Maconha (IERUM), o qual avalia as expectativas de resultados em relação ao uso de maconha, podendo ser importante no tratamento e prognóstico dos dependentes químicos dessa substância. Método: O estudo foi realizado em uma amostra de 181 sujeitos usuários de maconha, homens (n = 145) e mulheres (n = 36), entre 18 e 55 anos (28,34±8,57); 118 estavam internados em unidade de dependência química, 23 em tratamento ambulatorial, 25 em grupo de autoajuda (narcóticos anônimos, alcoólatras anônimos) e 15 não estavam em tratamento. A escala de 17 itens foi criada a partir da experiência em dependência química e em validação de escalas, sendo realizada primeiramente a validação semântica. Resultados: De acordo com a análise fatorial, o IERUM dividiu-se em cinco fatores (aspectos emocionais, percepção, craving, aspectos cognitivos e sexualidade) que responderam por 60,18% da variância. Conclusão: O IERUM apresentou bons resultados psicométricos, podendo avaliar as expectativas de resultados relacionadas ao uso de maconha. 

Palavras Chave Cannabis, expectativas, IERUM, construção, validação.
Link Artigo
Referência para Citação PEDROSO, Rosemeri Siqueira; CASTRO, Maria da Graça Tanori de  e  ARAUJO, Renata Brasil. Inventário de expectativas de resultados em usuários de maconha (IERUM): construção e validação. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2010, vol.32, n.1, pp. 24-29. ISSN 0101-8108.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar