CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Perfil dos usuários do serviço de teleatendimento sobre drogas de abuso VIVAVOZ

por SOUZA, Marilise Fraga de et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOUZA, Marilise Fraga de et al. 2008 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Português

Resumo

INTRODUÇÃO: O abuso de drogas é um problema importante de saúde pública, e intervenções telefônicas são utilizadas como uma modalidade de tratamento. Objetivou-se descrever o perfil sociodemográfico, o padrão de consumo e a dependência de substâncias psicoativas dos usuários que buscaram auxílio em um serviço de teleatendimento para drogas de abuso. MÉTODOS: Foram utilizados os dados do 1º ano de funcionamento do serviço, coletados por consultores previamente capacitados, através de protocolo informatizado. Foram aplicados instrumentos para caracterização sociodemográfica, padrão de consumo e dependência dos usuários. Utilizou-se estatística descritiva para estimar a distribuição das variáveis, e os dados apresentam-se em freqüências. RESULTADOS: No período, foram atendidas 28.257 ligações, sendo 7.956 incluídas no estudo. No total, foi encontrada maior prevalência de mulheres, estudantes, solteiros, maiores de 35 anos, com ensino fundamental incompleto e renda familiar menor que cinco salários mínimos procurando o teleatendimento. Dentre os usuários de drogas, predominaram homens, de 18 a 25 anos. As drogas mais utilizadas foram tabaco, maconha, álcool e cocaína. O uso de tabaco foi semelhante para ambos os sexos. Indivíduos do sexo masculino usaram mais drogas ilícitas. A maioria dos usuários era dependente, sendo que os homens apresentaram maiores índices de dependência para tabaco e solventes. CONCLUSÕES: Esses resultados traçam o perfil do usuário que procura auxílio telefônico para a questão de drogas, e revelam a importância desses serviços à população, auxiliando no direcionamento de ações preventivas. 

Palavras Chave Substâncias psicoativas, telemedicina, serviços de informação, epidemiologia.
Link Artigo
Referência para Citação SOUZA, Marilise Fraga de et al. Perfil dos usuários do serviço de teleatendimento sobre drogas de abuso VIVAVOZ. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2008, vol.30, n.3, pp. 182-191. ISSN 0101-8108.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar