CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Caracterização de estudantes de licenciatura em enfermagem e suas percepções sobre o consumo de drogas lícitas e ilícitas

por ROJAS VALENCIANO, Ligia; COSTA JUNIOR, Moacyr Lobo da  e  VASTERS, Gabriela Pereira.  em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ROJAS VALENCIANO, Ligia; COSTA JUNIOR, Moacyr Lobo da  e  VASTERS, Gabriela Pereira.  2010 São Paulo, Costa Rica Costa Rica

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 8 Espanhol

Resumo

É um estudo quantitativo, descritivo e transversal. A população participante correspondeu a 69 estudantes que cursavam o quinto ano de Licenciatura em Enfermagem. Utilizou-se questionário autoadministrado, previamente validado com estudantes de enfermagem que cursavam outros anos do curso. Esse instrumento é dividido em cinco partes: informação geral, sociodemográfica, econômica, pessoal, familiar e sociocultural. O estudo sugere que o fenômeno das drogas é multifatorial, pois está associado a características sociodemográficos, econômicas, pessoais, familiares e socioculturais. Entre as principais características dos estudantes encontra-se: é uma carreira preponderantemente feminina, de classe média, com bom rendimento acadêmico, mas com inadequados estilos de vida. Em relação ao consumo de drogas, 44,9% tinham consumido e consomem, atualmente, bebidas alcoólicas, outra porcentagem menor fuma tabaco e 1,4% fuma maconha, porém, não existe consciência clara das consequências e condutas de risco a que estão expostos por realizar tais práticas.

Palavras Chave Estudantes de Enfermagem; Drogas Ilícitas; Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias.
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação ROJAS VALENCIANO, Ligia; COSTA JUNIOR, Moacyr Lobo da  e  VASTERS, Gabriela Pereira. Caracterización de estudiantes de la carrera de licenciatura en enfermería y sus percepciones sobre el consumo de drogas lícitas e ilícitas. Rev. Latino-Am. Enfermagem[online]. 2010, vol.18, n.spe, pp. 535-542. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar