CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas pelos estudantes universitários sobre seus pares e uso de drogas de uma universidade Chilena

por RAMIREZ CASTILLO, Julia et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
RAMIREZ CASTILLO, Julia et al. 2009 Chile, Canadá, EUA Chile

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Espanhol

Resumo

Analisa-se a relação entre normas percebidas do consumo de drogas pelos pares e o uso da mesma entre estudantes universitários. Este é um estudo quantitativo, multicêntrico, aplicado aos alunos do 2 e 3 ano dos cursos da área da saúde de uma universidade chilena, constituída por 286 (75,2%) de 380 estudantes. RESULTADOS: mais de 50%, percebem que seus pares consomem cigarro diariamente, álcool três vezes por semana, maconha uma vez por semana; cocaína ao menos uma vez no ano. O campus é o local onde mais se consome; o consumo de cocaína se dá na casa de amigos. Entre os estudantes, 68% já fumou uma vez em sua vida, 57% todos os dias; 88% já bebeu uma vez em sua vida; 26% consumiu maconha uma vez na vida, 16% nos últimos 12 meses. Estudantes desconhecem a existência de políticas universitárias relacionadas ao consumo de drogas. Alguns resultados confirmam a subestimação do consumo de drogas.

Palavras Chave transtornos relacionados ao uso de substâncias; estudantes universitários
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação RAMIREZ CASTILLO, Julia et al. Normas percibidas por los estudiantes universitarios acerca de sus pares y uso de drogas en una universidad en Chile. Rev. Latino-Am. Enfermagem[online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 907-912. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar