CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas por estudantes universitários de três carreiras, da área da saúde, sobre o uso de drogas entre seus pares

por CARVALHO, Ana Maria Pimenta et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CARVALHO, Ana Maria Pimenta et al.   São Paulo, Canadá, EUA São Paulo - SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 7 Português

Resumo

O presente estudo abordou alunos de segundo e terceiro anos de três cursos da área da saúde tendo como objetivos identificar a estimativa do uso de drogas por estudantes universitários (norma percebida), a frequência de uso na presente amostra (norma real), comparar as estimativas com a frequência e identificar condições nas quais as drogas são usadas. Os estudantes superestimaram o uso, por seus pares, de tabaco, maconha e cocaína, na vida e nos últimos 12 meses. O álcool foi exceção. A porcentagem de uso relatada pelos estudantes da amostra e a estimativa do uso por estudantes em geral foram muito próximas. As substâncias são mais consumidas em festas e na companhia de colegas da universidade. Os dados foram interpretados à luz da Teoria das Normas Sociais, da Atribuição de Causalidade e da Normalização.

Palavras Chave substâncias psicoativas; álcool; tabaco; maconha; cocaína
Link Artigo
Referência para Citação CARVALHO, Ana Maria Pimenta et al. Normas percebidas por estudantes universitários de três carreiras, da área da saúde, sobre o uso de drogas entre seus pares. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 900-906. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar