CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas pelos estudantes universitários acerca dos seus pares e o uso de drogas em Bogotá, Colômbia

por MEDINA MATALLANA, Luz Stella et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MEDINA MATALLANA, Luz Stella et al. 2009 Colômbia, Canadá, EUA Colômbia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

Com este trabalho objetivou-se estimar a diferença entre as normas percebidas sobre o uso de drogas pelos estudantes universitários e os seus pares, com idades entre 18 e 24 anos, das faculdades de educação e saúde. É um estudo transversal, baseado em censo e questionário autoadministrado, sem identificação do respondente. Participaram 365 estudantes. Quanto aos resultados, vê-se que a proporção do consumo de tabaco no último ano foi 43,6%; álcool 96,2%, maconha 8,2% e 2,2% cocaína. A norma percebida para a proporção do consumo de tabaco no último ano foi de 78,9%, álcool 88,3%, maconha 35,4% e 20,9% para a cocaína. A proporção do consumo de bebidas alcoólicas e a norma percebida estiveram muito próximas, para o consumo de tabaco esteve sobreestimada. Para o acesso fácil ou muito fácil no campus universitário, foi encontrada subestimação para o cigarro e a cocaína, e superestimação para a maconha. Conclui-se que os estudantes universitários sobreestimam o consumo de tabaco, maconha e cocaína pelos seus pares e têm percepção exata do consumo de álcool. A sustância mais sobreestimada foi o tabaco.

Palavras Chave drogas ilícitas; educação superior; tabagismo; percepção
Link Artigo
Referência para Citação MEDINA MATALLANA, Luz Stella et al. Normas percibidas por los estudiantes universitarios acerca de sus pares y el uso de drogas en Bogotá, Colombia. Rev. Latino-Am. Enfermagem[online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 893-899. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar