CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo percebido e uso das drogas lícitas e ilícitas em estudantes universitários, Antioquia, Medellín, Colômbia

por MONTOYA VASQUEZ, Erika Maria et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MONTOYA VASQUEZ, Erika Maria et al. 2009 Colômbia, Canadá, EUA Colômbia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a diferença entre o consumo percebido entre os pares e o consumo real das drogas que fazem os estudantes universitários do segundo e terceiro ano, entre 18 e 24 anos de idade, em uma universidade pública na cidade de Medellín, Colômbia. Este é um estudo descritivo transversal, baseado em censo. Todos os alunos do segundo e terceiro ano das faculdades de medicina, odontologia, enfermagem e saúde pública foram convidados a responder, anonimamente, um questionário. Participaram 427 estudantes. Quanto aos resultados foi observada superestimação do consumo de tabaco, maconha e cocaína nos últimos doze meses. O consumo de álcool foi percebido com precisão. Os alunos que consumiram no período mencionado, superestimam mais do que aqueles que não o fizeram, como as mulheres sobreestimam mais do que os homens o consumo de maconha.

Palavras Chave percepção social; drogas ilícitas; estudantes de ciências da saúde; consumo de bebidas alcoólicas; hábito de fumar maconha; cocaína; tabaco; Colômbia
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação MONTOYA VASQUEZ, Erika Maria et al. Consumo percibido y uso de drogas lícitas e ilícitas en estudiantes universitarios en la Ciudad de Medellín, Colombia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 886-892. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar