CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas por estudantes universitários de enfermagem sobre seus pares e o uso de drogas, em Lima, Peru

por CHANAME, Eva et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CHANAME, Eva et al. 2009 Peru, Canadá, EUA Perú

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 6 Espanhol

Resumo

Com o objetivo de estimar a diferença entre as normas percebidas sobre o uso de drogas por estudantes universitários, foi realizado estudo quantitativo transversal, baseado em censo com 196 estudantes de enfermagem de Lima, Peru. Utilizou-se questionário com a finalidade de medir a percepção do uso de drogas e do próprio uso, analisando-se a informação com estatística descritiva, considerando valor maior, menor ou igual a 10 pontos para estabelecer a diferença. As normas percebidas para o álcool e tabaco foram maiores que 50%, enquanto que para maconha e cocaína foi de 6%; 57,7% referiram ter usado tabaco, 84,7% álcool, 2,6% maconha e 1% cocaína. Existe superestimação do uso de maconha e cocaína, subestimação para o uso de álcool e percepção exata para o uso de tabaco. Os resultados são úteis para sensibilizar as autoridades universitárias e implementar políticas de prevenção.

Palavras Chave consumo de bebidas alcoólicas; tabaco; cannabis; cocaína; estudantes
Link Artigo
Referência para Citação CHANAME, Eva et al. Normas percibidas por los estudiantes universitarios de enfermería acerca de sus pares y el uso de drogas en Lima, Perú. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 865-870. ISSN 0104-1169
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar