CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas pelos estudantes universitários hondurenhos sobre os pares e o uso de tabaco, álcool, maconha e cocaína

por FIGUEROA, Syntia Dinora Santos et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FIGUEROA, Syntia Dinora Santos et al.   Honduras, Canadá, EUA Honduras

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 7 Espanhol

Resumo

O objetivo do presente estudo foi estimar a diferença entre as normas percebidas sobre o uso de drogas pelos pares e o próprio uso em estudantes universitários, entre 18 e 24 anos, do segundo e terceiro ano da área de educação. A teoria das Normas Sociais foi usada como marco referencial. Participaram do estudo 286 estudantes, sendo que 67% declararam ter consumido álcool ao menos uma vez na vida e 28%, diariamente. Os estudantes estimaram que 62% dos pares consomem tabaco e 63%, álcool. A norma percebida para o consumo de drogas foi ligeiramente mais alta em mulheres do que em homens. Como conclusão os resultados indicaram hiperestimativa ao se comparar a norma percebida com o próprio consumo, em relação ao tabaco, ao álcool, à maconha e à cocaína.

Palavras Chave percepção social; tabaco; consumo de bebidas alcoólicas; maconha; cocaína
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação FIGUEROA, Syntia Dinora Santos et al. Normas percibidas por los estudiantes universitarios hondureños acerca de sus pares y el uso de tabaco, alcohol, marihuana y cocaína. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 851-857. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar