CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Norma percebida de consumo de maconha sobre os pares de estudantes universitários

por CAZENAVE, Angélica et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de PublicaÃ? ƒÂ§ÃƒÂ£o Local Tema
CAZENAVE, Angélica et al. 2009 Chile, Canadá, EUA Chile

Instituição de Origem Estado InstituiÃ? ƒÂ§ÃƒÂ£o Instituição ResponsÃ? ƒÂ¡vel
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato DisponÃ? ƒÂ­vel Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 7 Espanhol

Resumo

Descreve-se, aqui, a relação entre norma percebida de consumo de maconha entre os pares e consumo reportado em alunos de uma universidade chilena. Este é um estudo quantitativo, multicêntrico, transversal. Participaram 449 estudantes, com livre consentimento. As informações foram coletadas mediante questionário autoaplicado e analisadas através do programa SPSS 15.0. RESULTADOS: a maioria são mulheres, solteiras, entre 20 e 21 anos, estudantes de enfermagem e educação. A norma percebida é maior do que nos estudos nacionais (32,1% vs 21%) e maior do que o consumo autorreportado (32,1% vs 5,6%). Observa-se maior consumo nas mulheres, e dos cursos de educação e de enfermagem. Confirma-se a feminização do consumo, o qual se inicia na universidade, por uso recreativo, e haver maior tolerância ao consumo entre os pares. Observa-se, também, maior estimação do consumo de maconha o que, de acordo a Teoria das Normas Sociais e de Normalização, tem influência no aumento do consumo. Esta pesquisa constitui-se em contribuição às políticas do país e da universidade.

Palavras Chave mulheres; cannabis; estudantes de ciências da saúde
Link Artigo em espanhol
Referência para CitaÃ? ƒÂ§ÃƒÂ£o CAZENAVE, Angélica et al. Norma percibida de consumo de marihuana en los pares de estudiantes universitarios. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 844-850. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar