CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Normas percebidas por estudantes universitários sobre seus companheiros e uso de drogas: um estudo multicêntrico em cinco países da América Latina

por BUSTAMANTE, Inés V. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BUSTAMANTE, Inés V. et al. 2009 Brasil, Peru, Honduras, Chile, Colômbia América Latina

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Inglês

Resumo

Este estudo transversal comparou a percepção dos companheiros de usuários de drogas em uma amostra de estudantes universitários da América Latina. Os estudantes de nove universidades, localizadas em cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Honduras e Peru) responderam questionário que abordou questões sobre o tagagismo, álcool, maconha e cocaína. A análise foi focalizada na comparação da percepção e da realidade dos atuais usuários de drogas. Os resultados confirmaram, de forma geral, a ideia de que os estudantes superestimam o uso de drogas. Resultados inesperados foram identificados em relação ao uso de álcool. Enquanto os estudantes geralmente superestimam o uso de tabaco, maconha e cocaína, entre seus pares, estimaram com bastante precisão ou subestimaram o uso de álcool entre seus pares. Apesar desse resultado inesperado, este estudo mostra que a percepção do uso de drogas entre estudantes universitários da América Latina se comporta de maneira similar ao uso de drogas em outras localidades. Os resultados também apóiam a sugestão de que intervenções, usando retroalimentação normativa, seriam úteis para fortalecer os programas de prevenção ao uso de drogas, dirigidos aos jovens da América Latina.

Palavras Chave alcohol; tabaco; cannabis; cocaína
Link Artigo em inglês
Referência para Citação BUSTAMANTE, Inés V. et al. University students' perceived norms of peers and drug use: a multicentric study in five Latin American countries. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 838-843. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar