CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Consumo de drogas e violência ocupacional em mulheres trabalhadoras de Monterrey, N. L. México

por CASTILLO, Maria Magdalena Alonso; CAUFIELD, Catherine  e  GOMEZ MEZA, Marco Vinicio. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CASTILLO, Maria Magdalena Alonso; CAUFIELD, Catherine  e  GOMEZ MEZA, Marco Vinicio. 2005 México México

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Espanhol

Resumo

O propósito do estudo foi explorar o consumo de drogas e violência ocupacional em uma amostra de 669 mulheres maiores de idade, que trabalham e moram em treze Áreas Geo-Estatísticas Básicas de Monterrey, Nuevo León, México. Foi adotado um desenho descritivo e correlacional com abordagem qualitativa. Resultados revelaram que 37,1% das mulheres consumiram álcool, 29,1% tabaco, 0.4% maconha, 0,1% inaláveis e, entre as drogas médicas, 5% consumiu tranqüilizantes e 1,0% outras sustâncias (barbitúricos, antidepressivos, Tylenol/Codeína). O teste qui-quadrado não encontrou diferença significativa dos fatores sócio-demográficos e ocupacionais com o consumo de drogas (p>.05), exceto com a forma de trabalho (c2=18.08, gl=4, p=.001). No entanto, o índice de violência mostrou associação positiva com o consumo de drogas (p<.05). Foram encontrados 126 casos de violência, dos quais 34 narraram sua experiência. A percepção do consumo de drogas e violência identificou-se em 2 categorias: A Conceptualização da Violência Ocupacional e a Relação entre a Violência e o Consumo de Drogas.

Palavras Chave violência; trabalho feminino
Link Artigo em espanhol
Referência para Citação CASTILLO, Maria Magdalena Alonso; CAUFIELD, Catherine  e  GOMEZ MEZA, Marco Vinicio. Consumo de drogas y violencia laboral en mujeres trabajadoras de Monterrey, N. L., México.Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe2, pp. 1164-1168. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar