CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Vulnerabilidade na adolescência: a experiência e expressão do adolescente

por JESUS, Flávia Barbosa de et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
JESUS, Flávia Barbosa de et al. 2011 Mato Grosso Cuiabá - MT

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Gaúcha de Enfermagem Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

Estudo transversal, quantitativo, cujo objetivo foi identificar situações de vulnerabilidade vivenciadas pelos adolescentes do ensino médio da rede pública de Cuiabá, Mato Grosso, no segundo semestre de 2009. Utilizou-se questionário fechado. Os resultados revelaram que 10,5% dos meninos e 5,8% das meninas já fizeram uso de drogas ilícitas, aos 15 anos, sendo a cocaína (28,9%) e a maconha (15,7%) as mais relatadas; 45,2% dos meninos e 52,4% das meninas consomem bebidas alcoólicas, sendo a cerveja a mais comum. Entre os que se declararam fumantes (16,0%), a maioria iniciou o consumo aos 15 anos. Houve relato de violência sexual, dos quais somente 33,3% dos meninos e 25,0% das meninas procuraram ajuda. Entre os que não procuraram ajuda, o motivo relatado foi medo e vergonha. Destaca-se a necessidade de serviços específicos para prevenção e tratamento de adolescentes em situações de vulnerabilidade, tendo em vista a ocorrência e consequências destes agravos.

Palavras Chave Vulnerabilidade. Comportamento do adolescente. Drogas ilícitas. Alcoolismo. Violência sexual.
Link Artigo
Referência para Citação JESUS, Flávia Barbosa de et al. Vulnerabilidade na adolescência: a experiência e expressão do adolescente. Rev. Gaúcha Enferm. (Online) [online]. 2011, vol.32, n.2, pp. 359-367. ISSN 1983-1447
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar