CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Gravidez na adolescência: uso de drogas no terceiro trimestre e prevalência de transtornos psiquiátricos

por MITSUHIRO, Sandro Sendin et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MITSUHIRO, Sandro Sendin et al. 2006 São Paulo São Paulo - SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 4 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Determinar, em adolescentes de baixa renda, a prevalência de transtornos psiquiátricos durante a gravidez, a prevalência de uso de cocaína e maconha no terceiro trimestre de gestação e descrever suas características sociodemográficas. MÉTODO: Mil adolescentes grávidas foram avaliadas por meio do Composite International Diagnostic Interview e de um questionário sociodemográfico e socioeconômico no centro obstétrico de um hospital público de São Paulo. Dessas, foi colhida amostra para análise de fios de cabelo. RESULTADOS: Das mil pacientes entrevistadas, 53,6% têm baixa renda, 60,2% abandonaram a escola, 90,4% estão desempregadas e 92,5% são financeiramente dependentes, 6% usaram drogas durante o terceiro trimestre da gravidez (maconha: 4%, cocaína: 1,7%, ambos: 0,3%) e 27,6% tiveram ao menos um transtorno psiquiátrico. Os diagnósticos mais freqüentes foram: depressão (12,9%), transtorno de estresse pós-traumático (10,0%) e ansiedade (5,6%). DISCUSSÃO: Famílias desestruturadas, evasão escolar, desemprego e baixa capacitação profissional são fatores que contribuem para a manutenção desta situação socioeconômica desfavorável, cenário no qual são elementos importantes a alta prevalência de uso de cocaína e maconha no 3º trimestre da gravidez e de transtornos psiquiátricos.

Palavras Chave Gravidez na adolescência; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Transtornos mentais; Psicoses induzidas por substâncias; Mortalidade perinatal (Saúde Pública)
Link Artigo em Inglês
Referência para Citação MITSUHIRO, Sandro Sendin et al. Teenage pregnancy: use of drugs in the third trimester and prevalence of psychiatric disorders. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 122-125. ISSN 1516-4446. 
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar