CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo comparativo entre 1996 e 2001 do uso de drogas por alunos da graduação da Universidade de São Paulo -Campus São Paulo

por STEMPLIUK, Vladimir de Andrade et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
STEMPLIUK, Vladimir de Andrade et al.   São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Esta pesquisa teve como objetivo comparar as prevalências de uso de diversas drogas e as opiniões sobre esses usos entre estudantes de graduação da Universidade de São Paulo (USP) nos anos de 1996 e 2001. MÉTODOS: Os dois estudos seguiram as mesmas metodologias de amostragem e coleta de dados. Os alunos foram randomicamente selecionados de acordo com suas áreas de estudo (Biológicas, Exatas e Humanas) e responderam a um questionário anônimo e de autopreenchimento, desenhado de modo a levantar o uso na vida, nos últimos 12 meses e nos últimos 30 dias de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Para a comparação entre as duas pesquisas foram aplicados testes de Wald da igualdade das prevalências e construídos intervalos de confiança (95%) para a diferença entre as prevalências para cada substância investigada pelo total de alunos. RESULTADOS: Observou-se aumento na aprovação do uso experimental e regular de cocaína, crack, anfetaminas e inalantes. As drogas que apresentaram aumento de uso estatisticamente significativo foram: na vida: álcool, tabaco, maconha, inalantes, alucinógenos, anfetaminas, anticolinérgicos, barbitúricos e ilícitas em geral; nos últimos 12 meses: maconha, inalantes, anfetaminas, alucinógenos e ilícitas em geral; nos últimos 30 dias: maconha, inalantes, anfetaminas e ilícitas em geral. DISCUSSÃO: Os aumentos de uso observados entre as duas pesquisas parecem refletir as atitudes e opiniões favoráveis acerca do uso experimental e regular de algumas substâncias psicoativas e seguir uma tendência mundial de aumento do uso de drogas.

Palavras Chave Consumo de bebidas alcoólicas; Tabaco; Drogas ilícitas; Estudantes; Estudos transversais
Link Artigo em Inglês
Referência para Citação STEMPLIUK, Vladimir de Andrade et al. Comparative study of drug use among undergraduate students at the University of São Paulo: São Paulo campus in 1996 and 2001. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2005, vol.27, n.3, pp. 185-193. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar