CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Programa de Intensificação de Cuidados: Experiência Docente-Assistencial em Psicologia e Reforma Psiquiátrica

por Marcus Vinicius de Oliveira Silva, Fernanda Rebouças Maia Costa & Luane Matos Neves em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
Marcus Vinicius de Oliveira Silva, Fernanda Rebouças Maia Costa & Luane Matos Neves 2010 Salvador Salvador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de Psicologia Bahia LEV - Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 13 Português

Resumo

Este trabalho relata a experiência formativa do Programa de Intensificação de Cuidados a Pacientes Psicóticos (PIC), em Salvador. Durante quatro anos e meio, foram acompanhados por duplas de estagiários 40 pacientes e capacitados 111 profissionais para atenção à saúde mental. Foram realizadas atividades de atenção domiciliar, acompanhamento terapêutico (AT), espaços de convivência e sociabilidade, apoio aos familiares e suporte às necessidades individuais, conduzidos por dois supervisores, que utilizavam múltiplas referências teóricas na interpretação e intervenções com os sujeitos, com o agravante de estes terem precárias condições psíquicas, sociais e consequente desorganização familiar. Os resultados do projeto podem ser avaliados como experimento pedagógico docente-assistencial nos impactos no plano da formação e da assistência. O programa fomentou a produção teórica dos estagiários e, na Universidade, deu origem ao Laboratório de Estudos Vinculares e Saúde Mental. O amadurecimento profissional percebido nos estagiários refletiu-se nas suas inserções profissionais, com reconhecimento de diferenciada qualificação técnica. No plano assistencial, foi observada grande melhora na qualidade de vida dos pacientes, com significativa dispensa da internação como via de tratamento. Este trabalho aponta a necessidade de construção de espaços formativos ancorados no fazer prático, que apostem e estimulem a autonomia, a criatividade e o compromisso ético dos estudantes.

Palavras Chave Formação do psicólogo, Programa de atendimento domiciliar, Reforma psiquiátrica, Clínica ampliada
Link Artigo
Referência para Citação SILVA, Marcus Vinicius de Oliveira; COSTA, Fernanda Rebouças Maia and NEVES, Luane Matos. Programa de intensificação de cuidados: experiência docente-assistencial em Psicologia e reforma Psiquiátrica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2010, vol.30, n.4, pp. 882-895. ISSN 1414-9893. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932010000400016.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar