CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Tolerância zero - A má interpretação dos resultados

por WENDEL, T. em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
WENDEL, T. 2002    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Horizontes Antropológicos   Scientific Electronic Library Online - SciELO?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico   12 Português

Resumo
As estratégias e a realidade do policiamento praticado nas ruas de Nova Iorque têm mudado dramaticamente nos últimos vinte anos. Programas agressivos visando a apreensão de armas e drogas são os principais objetivos das novas estratégias anticrime. Enquanto as taxas de criminalidade têm sido as mais baixas em 30 anos, as prisões por pequenos delitos são as mais altas de todos tempos. Existem poucas evidências para sugerir que o mercado de venda de drogas foi eliminado ou substancialmente reduzido. Esta pesquisa etnográfica explora o impacto destas estratégias de policiamento na qualidade de vida nos bairros da cidade de Nova Iorque. Este trabalho argumenta que para se entender o relacionamento entre o mercado de drogas e os crimes violentos devemos fazer mais do que comparar os números de prisões geradas pelas estratégias empregadas e entender o papel que as drogas ilegais desempenham na política econômica.

Palavras Chave Drogas,Tráfico / Criminalidade,Nova Iorque,estratégias de policiamento,etnografia urbana
Link http://www.scielo.br/pdf/ha/v8n18/19065.pdf
Referência para Citação WENDEL, T. Tolerância zero - A má interpretação dos resultados. Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, ano 8, n12, 2002. p. 267-278.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar