CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários

por COUTINHO, Maria da Penha de L.; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; GONTIES, Bernard em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
COUTINHO, Maria da Penha de L.; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; GONTIES, Bernard 2004    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia em Estudo   Scientific Electronic Library Online - SciELO?

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 9 Português

Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo comparar as representações sociais dos universitários concluintes de cursos das áreas tecnológica, da saúde e jurídica acerca do uso da maconha. Dela participaram 60 universitários, de ambos os sexos, com idade entre 22 e 30 anos. Foram utilizados como instrumento entrevistas semi-estruturadas e o material coletado categorizado através da análise de conteúdo temática de Bardin (1977). Os dados obtidos entre os universitários possibilitaram representações consensuais e particularidades de acordo com os campos de atuação profissional. Os universitários de direito objetivaram suas representações com base nas questões legais e sociais; os de saúde, nas concepções médico-orgânica e psicossocial; e os de tecnologia fundamentaram suas representações em elementos psicossociais. Conclui-se haver a necessidade da formulação/mudança de estratégias que sirvam de subsídios/dados à formação de profissionais, principalmente das áreas de saúde e jurídica, para serem aplicados nas suas práticas futuras de intervenção junto aos usuários de drogas e seus familiares, bem como na implementação de políticas públicas de educação e promoção da saúde.

Palavras Chave Drogas,Maconha,universitários,Representações Sociais
Link http://www.scielo.br/pdf/pe/v9n3/v9n3a14.pdf
Referência para Citação COUTINHO, Maria da Penha de L.; ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de; GONTIES, Bernard. Uso da maconha e suas representações sociais: estudo comparativo entre universitários. Psicol. estud.,  Maringá,  v. 9,  n. 3, dez.  2004 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722004000300015&lng=pt&nrm=iso>.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar