CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Nem Soldados nem inocentes: Jovens e Tráfico de Drogas no Munícipio do Rio de Janeiro

por MOREIRA, M. em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MOREIRA, M. 2005    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz   Portal de Teses da FIOCRUZ

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado   172 Português

Resumo
Intrinsecamente ligado ao crescimento da criminalidade no Rio de Janeiro, o tráfico de drogas revela-se enquanto uma atividade ilícita que atua em sincronia com a conformação social do Município, transformando os problemas públicos enfrentados pela população em fator de desenvolvimento próprio e envolvendo um número cada vez maior de crianças e jovens. Utilizando-se de diversas estratégias, apresenta-se a este segmento como uma possibilidade concreta de garantir a plena satisfação de seus anseios de consumo, engendrando um processo que se aproveita de um forte componente de vulnerabilidade, misturando frustrações pessoais, familiares e sociais. Estigmatizados como “Soldados do Tráfico”, estes jovens aparecem ao senso comum como “agentes portadores da violência”, encobrindo, com sua delinqüência e óbitos, os setores mais lucrativos do tráfico de drogas que para serem operacionalizados requerem a participação de pessoas que tenham influência política e contatos no poder público e no mercado legal. Neste contexto o presente trabalho analisa de forma mais ampla as implicações na saúde dos jovens advindas de sua inserção no tráfico de drogas, procurando demonstrar que a abrangência e extensão de tais agravos extrapolam os limites pessoais e individuais. Contempla 88 jovens envolvidos com o tráfico de drogas, relacionando suas experiências de vida e depoimentos a uma análise sócio-histórica, desvendando este universo, com seus riscos e implicações, visando contribuir para o enfrentamento e superação desta grave questão social.

Palavras Chave Drogas,Tráfico / Criminalidade,Crianças e Jovens,Rio de Janeiro,Saúde
Link http://portalteses.icict.fiocruz.br/pdf/FIOCRUZ/2000/moreiramrm/capa.pdf
Referência para Citação MOREIRA, M. Nem Soldados nem inocentes: Jovens e Tráfico de Drogas no Munícipio do Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Dissertação de Mestrado, 2005. p.1-172.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar