CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco

por PEDROSO, Rosemeri Siqueira et al. em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PEDROSO, Rosemeri Siqueira et al. 2006 Rio Grande do Sul, São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 9 Português/Inglês

Resumo
Este artigo teve como objetivo realizar uma revisão teórica acerca do construto expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco. As expectativas de resultados são determinadas a partir do que as pessoas acreditam acerca dos efeitos de determinada droga, sendo uma variável importante no tratamento de dependentes químicos. Foram realizadas buscas de artigos publicados nas bases de dados MEDLINE, PsycINFO? , ProQuest? , Ovid, LILACS e Cork, usando os descritores belief, expectancy, expectation, drugs, psychoactive e effect. Os resultados demonstraram que as expectativas de resultados frente ao uso dessas substâncias podem surgir de fontes como: exposição a estímulos condicionados, dependência física, crenças pessoais e culturais e fatores situacionais e ambientais. Conclui-se que ainda há necessidade de novas pesquisas quanto às expectativas relacionadas às diferentes substâncias psicoativas e faixas etárias para uma melhor compreensão deste construto.

Palavras Chave Expectativas de resultados, álcool, maconha, tabaco.
Link Artigo em Português / Artigo em Inglês
Referência para Citação PEDROSO, Rosemeri Siqueira et al. Expectativas de resultados frente ao uso de álcool, maconha e tabaco. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2006, vol.28, n.2, pp. 198-206. ISSN 0101-8108.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar