CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A saliva como espécime biológico para monitorar o uso de álcool, anfetamina, metanfetamina, cocaína e maconha por motoristas profissionais

por YONAMINE, Maurício. em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
YONAMINE, Maurício. 2004 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 139 Português

Resumo
O uso indiscriminado de substâncias psicoativas por motoristas e suas conseqüências no trânsito têm sido objeto de grande preocupação por parte de especialistas e da sociedade em geral. O Código de Trânsito Brasileiro de 1997 determina como infração gravíssima �dirigir sob a influência de álcool, em nível superior a seis decigramas por litro de sangue, ou de qualquer substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica�. Desta forma, o presente trabalho teve como intuito investigar a utilização da saliva como espécime biológico para verificar o uso de álcool e drogas (anfetamina, metanfetamina, cocaína e maconha) por motoristas no trânsito. Para alcançar esse objetivo, um método foi desenvolvido e validado para determinação seriada desses analitos em uma única alíquota de saliva, utilizando a técnica de headspace e a microextração em fase sólida (SPME). Amostras coletadas aleatoriamente de motoristas de caminhão (n=561) que trafegavam em rodovias de São Paulo foram submetidas ao método proposto. Do total de amostras de saliva analisadas, 17 (3,0%) apresentaram resultado positivo, sendo 8 para etanol, 4 para anfetamina, 2 para cocaína, 2 para tetraidrocanabinol (THC) e 1 para cocaína e THC. A pesquisa retrata de forma pioneira no Brasil a utilização da saliva como possível amostra biológica para monitorar motoristas que estariam dirigindo sob a influência de drogas.

Palavras Chave Drogas,Teste de Saliva, Motorista Profissionais, Trânsito, Direção
Link Tese de Doutorado
Referência para Citação YONAMINE, Maurício. A saliva como espécime biológico para monitorar o uso de álcool, anfetamina, metanfetamina, cocaína e maconha por motoristas profissionais. São Paulo - SP: Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas da Faculdade de Ciências e Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado, 2004. p.1-139.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital USP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar