CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

V Parada Em Movimento do Orgulho Louco

No dia 19 de maio, às 9h, será realizada a “V PARADA em movimento DO ORGULHO LOUCO”, um evento multicultural organizado por usuários, familiares e trabalhadores do sistema de saúde mental do estado da Bahia. O evento faz parte do movimento social LUTA ANTIMANICOMIAL e este ano terá como tema “CUIDAR SIM, EXCLUIR NÃO”.

Serão montados na área verde do Farol da Barra um palco para teatro e música, barracas de artesanato e instrumentos de arte circense.

O quê?
V Parada em movimento do Orgulho Louco

Quando?
Sábado (19/05/2011) - 9h!

Onde?
Farol da Barra

AINDA QUE LHE TOQUE A LOUCURA – CUIDAR SIM, EXCLUIR NÃO

No dia 19 de maio, sábado, será realizada a “V PARADA em movimento DO ORGULHO LOUCO”. Este evento multicultural que faz parte do movimento social da LUTA ANTIMANICOMIAL terá como tema “CUIDAR SIM, EXCLUIR NÃO”. Um palco para teatro e música, barracas de artesanato e instrumentos da arte circense serão montados na área verde do Farol da Barra.

Desde o “Manifesto de Bauru”, em 1987, os trabalhadores da saúde mental defendem o cuidado integral em liberdade, para a pessoa em sofrimento mental, diferente da cultura dos manicômios que concebe a internação, aliada à contenção física e química, como alternativas únicas para o tratamento. Uma das suas palavras de ordem diz: - “Manicômio Não Cura, Manicômio Tortura”.

“A LOUCURA NA CULTURA” é uma manifestação dos usuários(as), familiares e trabalhadores(as) do sistema de saúde mental do estado da Bahia, que, organizados(as) como um movimento social coletivo, denunciam os abusos e descasos sofridos; reivindicam seus direitos; buscam avanços nas políticas públicas; e comemoram os êxitos da “Reforma Psiquiátrica Antimanicomial ”.

ATRAÇÕES CULTURAIS

Diversas atrações serão apresentadas, como a banda de pop-rock “Sombra Sonora” e o grupo de samba “Barlavento”; o “Flores da Massa” (criado no CENA – Centro Docente de Narandiba); grupos de circo (palhaços e malabaristas); Os Insênicos – “troupe teatral de usuários dos CAPS – Centro de atenção Pscissocial - e poetas em suas performances; grupos de capoeira e rodas de samba; além duma feira de artesanato que deverá ser montada no gramado do Farol da Barra, com os objetos produzidos nas oficinas dos CAPS. A Pessoa que sofre de algum transtorno mental mostra sua cara e pede passagem, porque, como diz o poeta: - “De perto, ninguém é normal”.

A ATENÇÃO DO CUIDADO

“É imprescindível que haja atividades culturais para a pessoa que apresenta um sofrimento psíquico e, ainda que mereça a atenção permanente de um cuidado especializado, é mais um cidadão, mesmo que tenha problemas com o vício do crack”, ressalta Sérgio Pinho, membro do Núcleo de Estudos pela Superação dos Manicômios (NESM) - uma das instituições responsáveis pela organização dessa atividade - assim como o Conselho Regional de Psicologia (CRP03), e estudantes do Grupo de Trabalho Eduardo Araújo (GTEA) e do Coletivo da Luta Antimanicomial Estamira (CLAE), além da Associação Metamorfose Ambulante de usuários e familiares do sistema de saúde mental do estado da Bahia (AMEA).
Seguindo essa idéia, “A LOUCURA NA CULTURA mostra para toda população, o brilho das pessoas que seguem as práticas da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e tem, de algum modo, conseguido sua inclusão social.“Eles vem às ruas, porque se cuidam e superam suas dificuldades, exibindo seu jeito diferente de ser. Enfrentam os preconceitos que ainda encarcera o louco e exclui o viciado, em meios de convivência saudável, sem a menor necessidade de hospícios ou comunidades terapêuticas,” conclui.


Dia Hora Atividade Local
16/05 9:00 às 17:00 Movimento Multicultural da Luta Antimanicomial do CAPS Adilson Sampaio CAPS Adilson Sampaio/ Itapagipe
17/05 8:00 às 13:00 IV Fórum de Saúde Mental, álcool e outras drogas Escola Est.Luis Cabral - Caixa D’água
19:30 Exibição do filme “Vozes da voz” e panfletagem Largo de Santana (Dinha) - Rio Vermelho
18/05 9:00 Sessão especial em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial Câmara Municipal de Salvador
15:00 Apresentação da Oficina de Palhaço Praça do Campo Grande
19:30 Exibição do filme “Estamira”, panfletos e oficina de cartazes para a Parada Largo de Santana (Dinha) - Rio Vermelho
19/05 9:00 PARADA em movimento DO ORGULHO LOUCO Farol da Barra
25/05 9:00 às 16:00 Evento em Comemoração a Luta Antimanicomial do CAPS Aristides Novis CAPS Aristides Novis - Engenho Velho de Brotas
14:00 III Ato pela Liberdade: Em defesa da Luta Antimanicomial Plano Inclinado/ Liberdade


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar