CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Secretaria de Saúde de Salvador inaugura CAPS ad III

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador inaugura amanhã (quarta, 11), às 10 horas, o primeiro CAPS ad III do estado da Bahia. O serviço, que se chamará Gey Espinheira, em homenagem ao sociólogo baiano falecido ano passado, funcionará em Campinas de Pirajá e atenderá crianças e adolescentes da capital baiana, que fazem uso problemático de álcool e outras drogas.

O centro oferecerá tratamento e atenção multidisciplinar para crianças e jovens residentes no município, além de dispor de 16 leitos para internação breve (média de sete a quinze dias) para os usuários que, de acordo com a avaliação da equipe, necessitarem do serviço.

“Trabalharemos com projetos terapêuticos individuais, onde uma equipe de referência estabelecerá as atividades adequadas para cada indivíduo, sendo que este participará da construção desse projeto que será avaliado constantemente”, explica o gerente do CAPS Gey Espinheira, o psícólogo João Martins.

O secretário de Saúde de Salvador, José Carlos Brito, afirma que o serviço é fundamental para a população da cidade, devido à carência de um serviço específico para o público infanto-juvenil não só na capital, como em todo o estado. “O CAPS ia ad III Gey Espinheira é um projeto pioneiro no país, pois ele tem uma estrutura única com ambulatório e internação para crianças, adolescentes e adultos jovens que poderão ser beneficiados também com outros espaços como a quadra e o teatro construídos no centro” sintetiza Brito.

O serviço faz parte do plano de ação de Atenção Integrada para Álcool e outras Drogas para o município de Salvador, elaborado pelo consultor para a área de álcool e outras drogas da SMS, Antonio Nery Filho. De acordo com o consultor, ainda está prevista a construção de uma casa “do meio”, voltada para a reinserção social dos usuários.

O CAPS funcionará, enquanto ambulatório, das 8 horas às 22 horas, sendo que fora deste horário, prestará acolhimento noturno para os pacientes encaminhados pelo serviço para este procedimento. Segundo João Martins, o expediente de funcionamento do centro foi definido “justamente para possibilitar aos pais que trabalham durante o dia, a oportunidade de acompanhar seus filhos no processo terapêutico”.

Saiba mais sobre a estrutura e serviços oferecidos pelo CAPS ad III Gey Espinheira, na entrevista feita com o gerente do centro, João Martins.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar