CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Dez mil vagas oferecidas para SUPERA e Fé na Prevenção

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e o Ministério da Justiça (MJ) ainda estão com inscrições abertas para os cursos SUPERA e Fé na Prevenção, voltados para profissionais de saúde e de assistência social e para lideranças religiosas, respectivamente.

Ambos os cursos foram apresentados pela equipe da SENAD na mês de julho, através de videoconferências e palestras organizadas pela Comissão Gestora do Plano Operativo Estadual para o Programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência.

Os cursos tem cinco mil vagas cada e serão realizados pela internet, através da modalidade de educação à distância (EaD? ). Desenvolvidos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), as capacitações são gratuitas e têm caráter de extensão universitária com duração de três meses.

O SUPERA já qualificou cerca de quinze mil profissionais da rede pública de saúde nas quatro edições anteriores e nesta, oferece vagas também para profissionais de assistência social. O conteúdo programático do curso tem uma carga horária total de 120 horas e aborda temas como os efeitos psicofarmacólogicos das drogas no organismo, critérios de diagnóstico e a aplicação da técnica de Intervenção Breve.

Já o curso Fé na Prevenção, criado a partir do reconhecimento do trabalho de lideranças religiosas na atenção e orientação a usuários de substâncias psicoativas, formou, em 2009, cinco mil líderes religiosos das mais variadas denominações. A capacitação tem carga horária total de 90 horas e módulos de conteúdo voltados para o ensino da técnica de Intervenção Breve, além de trazer conceitos técnicos sobre efeitos e consequências do uso de substâncias psicoativas para esclarecimento do público-alvo.

Os inscritos que forem convocados a participar do curso receberão gratuitamente, em endereço indicado na inscrição, o material didático do curso que contém livro-texto e vídeo ilustrativo.

Confira os sites de inscrição do curso SUPERA e do curso Fé na Prevenção.

create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar