Colóquio sobre drogas reúne pesquisadores baianos

Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBa) participarão na próxima segunda (21), do "I Colóquio do GIESP: drogas sob pesquisa", organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Substâncias Psicoativas do Laboratório de Investigação em Desigualdades Sociais (GIESP/LIDES/UFBA) em parceria com o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA). O evento é aberto ao público e acontecerá no Auditório da Escola Politécnica da UFBA, das 08:30h até as 19h.

Pesquisas Multidisciplinares - Durante o colóquio, serão apresentados dezoito trabalhos acadêmicos que envolvem a temática drogas. O uso cultural e ritual, aspectos de saúde, como tratamento e prevenção e temas atuais como legalização e a descriminalização são alguns dos temas a serem abordados no evento, que reúne pesquisadores com formação e experiência em diversos campos do saber, como História, Antropologia, Sociologias, Saúde Coletiva, Arquitetura, entre outros.

maconha mitos e fatos  title= Maconha : mitos e fatos - Além da apresentação das pesquisas, também acontecerá no Colóquio o lançamento do livro "Maconha:mitos e fatos" (1997), de autoria da socióloga Lynn Zimmer (EUA) e do médico farmacologista John P. Morgan (EUA). A conceituada obra, que traz uma revisão bibliográfica sobre a maconha, foi traduzida para português e lançada no início do ano no Brasil pelo Centro Brasileiro de Políticas de Drogas (Psicotropicus).

O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos – ABESUP, do Programa de Pós-graduação em Antropologia – PPGA/UFBA, do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais – PPGCS/UFBA, do Programa de Pós-graduação em História – PPGH/UFBA, do Deptº. de Antropologia e Etnologia – FFCH/UFBA, da Psicotropicus e do Observatório Baiano sobre Substâncias Psicoativas – CETAD Observa, que transmitirá todas as apresentações.