CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Bloco da Redução de Danos leva saúde e informação aos foliões do Carnaval de Salvador

Os profissionais da rede de atenção psicossocial de Salvador, com a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e do Governo do Estado, promoverão ações de prevenção a AIDS e redução de danos no Carnaval de Salvador, através do bloco da Redução de Danos.

A iniciativa, iniciada em 2011, busca sensibilizar os foliões para a necessidade de reduzir os danos e riscos causados pelo uso indevido de álcool e outras drogas e de prevenir a contaminação com HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, através de ações educativas e preventivas.

Serão dois dias de atividades na folia momesca, sendo o primeiro na Lavagem da Barra (quarta, 07) e segundo no Centro Histórico (quinta, 08).

Na Lavagem da Barra, o bloco sairá às 18 horas, partindo do Farol da Barra em direção ao antigo Clube Espanhol, sob a animação e som da banda Tambores e Cores, parceira do bloco desde sua primeira edição. Na ocasião, os profissionais de saúde também farão intervenções com o intuito de esclarecer a população, além de realizar distribuição de materiais informativos e de sete mil preservativos.

Troque sua Lata Vazia por um Copo de Água Já no Pelourinho, o desfile dará lugar ao stand da Redução de Danos, que funcionará das 18 às 22 horas, com a campanha de troca de uma lata de bebida alcoólica por um copo de água mineral. O objetivo da ação é alertar os foliões para a importância da redução de riscos e danos pelo uso de substâncias psicoativas.

O bloco da Redução de Danos é uma ação conjunta do Ponto de Encontro (SESAB), do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA), dos CAPS AD Pernambués e Gey Espinheira (SMS), do CAPS AD Gregório de Matos (UFBA/SESAB) e da Superintendência de Prevenção e Acolhimento ao Usuário de Drogas e Apoio Familiar (SUPRAD/SJCDH), sob a coordenação geral do professor Antonio Nery Filho, da psicóloga Patrícia Von Flach e da enfermeira América Carolina Melo.

A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), a Voluntárias Sociais da Bahia e as empresas Geloso e Indaiá são os apoiadores da iniciativa.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar