A juventude reunida em Fortaleza

Aconteceu nos dias 3 a 6 de Junho o I Festival das Juventudes em Fortaleza – América Latina e as lutas juvenis. O evento tinha como principal objetivo promover o contato e a troca de experiências da juventude brasileira e a juventude latino-americana, fortalecendo o processo de integração que está em curso no nosso continente.

A juventude estava representada nos mais diversos segmentos, organizada nos movimentos sociais, que se fizeram presente de forma diversificada. A Marcha Mundial das Mulheres, a Central Única dos Trabalhadores, os movimentos campesinos, como o MST, a União Nacional dos Estudantes, as Pastorais de Juventude, entidades negras, etc, são exemplos da representatividade encontrada no Festival.

O DCE da UFBa, assim como inúmeros CA´s/DA´s e estudantes, estavam no Festival e puderam acompanhar de perto esse momento singular de extrema relevância para a juventude latino-americana. Estamos construindo uma nova via de integração regional e, portanto, momentos que possibilitam o debate sobre os rumos que estamos tomando são fundamentais para que possa haver uma articulação dos mais diversos segmentos comprometidos com os interesses populares, organizados nos movimentos sociais, para que a luta seja unificada, dentro da diversidade, e disseminada por todos os cantos do continente.

Twittadas