NOTÍCIAS DAS ATUAIS MOBILIZAÇÕES ESTUDANTIS E DA OCUPAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UFBA NA REITORIA



REITORIA OCUPADA
PARTICIPEM E SINTAM-SE EM CASA

Foram feitas diversas deliberações na Assembléia Geral dos Estudantes da UFBA:
1- Contra o REUNI;
2- Por um plebiscito na UFBA;
3- Por uma Assembléia Geral da UFBA envolvendo as três categorias(estudantes, professores e servidores) com voto universal;
4- Um Conselho de Entidades de Base (CEB) para deliberar sobre um calendário de lutas;
5- Ocupação da Reitoria;

Na manhã de hoje (sexta-feira - 19/10/2007) deveria ser realizado o CONSUNI (Conselho Universitário) para decidir se a UFBA aderia ou não ao programa REUNI-UFBA. Foi feita uma imensa mobilização pelo movimento estudantil afim de apresentar uma carta proposta baseado nos pontos acima aos conselheiros e ao reitor. Este, diante de tamanha mobilização de nós estudantes, simplesmente prosseguiu com a abertura da reunião. Em 5 minutos, aos brados no microfone, perguntou quem seria a favor do REUNI, e logo após diretores de unidades se manifestarem com os braços levantados, decidiu pela adesão da UFBA ao REUNI sem NENHUMA ATA ASSINADA.

De forma truculenta e autoritária, o reitor Naomar de Almeida Filho retirou-se do ambiente.

Logo após toda uma confusão generalizada, onde os estudantes procurávamos respostas ao reitor, fomos esbarrados por seguranças e outros. Não sentido-nos contemplados de forma alguma com o andamento da situação, retornamos à reitoria e realizamos uma plenária com mais de 500 estudantes.

Esta noite, às 18:30, haverá um CEB para definirmos toda a nossa movimentação para os próximos dias.

Em breve, teremos um comunicado maior para a comunidade acadêmica

19/10/2007

Nota do DCE UFBA ao jornal A TARDE

Há mais de vinte dias a Reitoria da UFBA encontra-se ocupada por estudantes da universidade que reivindicam pautas diversas relacionadas à Assistência Estudantil e ao Programa do Governo Federal, o REUNI.

Em assembléia geral realizada no último dia 18, quinta-feira, o movimento estudantil deliberou contra o REUNI e decidiu manter ocupada a Reitoria da universidade até que nossas pautas sejam ouvidas e atendidas.

É também reivindicação do movimento de que o debate sobre a adesão da UFBA ao REUNI seja ampliado e não fique restrito ao pouco representativo Conselho Universitário, por se tratar de uma questão de alta relevância para os rumos de nossa universidade.

Numa ação arbitrária, a Reitoria da UFBA não atendeu mais uma vez a nossa reivindicação e encenou uma votação numa reunião do Conselho, onde nem o Quorum havia sido conferido.

Como em todo processo de mobilização e de disputa da opinião pública, a relação de nosso movimento com a imprensa cumpre um papel fundamental no objetivo de fazer a sociedade conhecer o que acontece dentro da universidade, na mobilização e quais sãos as opiniões de todos os lados no processo de negociação.

Nesse sentido, nos satisfaz a presença de jornalistas de A Tarde em nossa ocupação e mobilização, tirando fotos e conhecendo as opiniões do movimento para que, assim, possam publicizá-las para que a opinião pública tenha acesso às nossas reivindicações e demandas.

No entanto, nos assustou a matéria do referido Jornal do dia 20/10/2007, exatamente aquela referente à fatídica votação fantasma que segundo a própria matéria, teria aprovado “a adesão da UFBA ao REUNI”.

Vale aqui, portanto, enumerar algumas problemáticas referentes à cobertura do Jornal A Tarde.

Primeiro, a adesão da UFBA ao REUNI, definitivamente, não foi votada. A reunião do Conselho não havia Quorum comprovado, não foram contados votos contrários à adesão, não tem ata e, portanto, não aconteceu.

Segundo, diversos fatos do acontecido de sexta-feira não foram citados pela matéria, a saber, o covarde espancamento por seguranças a estudantes, inclusive mulheres, no decorrer da manifestação e indignação pela arbitrariedade da Reitoria frente aos nossos reclames.

Terceiro, é preciso que se registre que a equipe de A Tarde esteve conosco na mobilização durante quase todo o dia, fotografando e entrevistando o movimento. No entanto, absolutamente nenhuma declaração que pudesse expressar a visão daqueles e daquelas que ainda hoje estão na mobilização foi colocada na matéria.

Das seis declarações que a referida matéria continha, quatro delas eram do Reitor Naomar Almeida, uma delas era Ana Guiomar, também em nome da administração da UFBA, e outra delas era de um representante da APUB, entidade dos professores da UFBA que se alinha politicamente ao Reitor e repudia nosso movimento.

Sabemos, nós do movimento e vocês responsáveis pelo Jornal A Tarde, que do bom jornalismo, independente da opinião de quem o faz, o que se espera, no mínimo, é a contemplação da diversidade de opiniões existente em qualquer processo de negociação política, sobretudo nesse caso quando o grau de tensionamento, sabemos também, é muito grande. O que, por infelicidade, não foi expresso na matéria.

A imprensa, e especificamente A Tarde, será sempre bem vinda na cobertura jornalística de nosso movimento. Não podemos, contudo, aprovar matérias que nos exponham e, por outro lado, não apresentem nossas opiniões.

Ciente de que podemos contar com a colaboração desse Jornal para que nossas opiniões cheguem aos milhares de leitores e leitoras de A Tarde, deixo aqui nosso desejo de que tal procedimento não mais aconteça. Pois nos compromete politicamente e, sem dúvida, compromete a qualidade do trabalho de A Tarde.

21 de outubro de 2007

Autoridade e autoritarismo

Desde há mais de 20 dias a Reitoria da UFBA encontra-se ocupada por estudantes da universidade.

Em Assembléia realizada no último dia 18 (quinta), o movimento estudantil da UFBA deliberou pela rejeição ao Programa REUNI, pela rejeição à Universidade Nova e pela continuidade da ocupação de nossa Reitoria até que nossas pautas sejam devidamente ouvidas, negociadas e atendidas.

É verdade que sabíamos da turbulência que estava por vir na UFBA. Desde que a chamada Universidade Nova começou a ser apresentada na universidade, antes inclusive do Decreto do REUNI, o movimento apresentava a sua insatisfação quanto ao método nada democrático com que a Reitoria estabeleceu para que o tão necessária debate sobre qual Universidade queremos fosse feito.

Em algumas reuniões com a administração da UFBA, o DCE atentou para o problema de que a comunidade universitária em quantidade somava dezenas de milhares de opiniões e que, no mínimo, elas precisavam ser consideradas.

É impressionante como nosso Reitor Naomar nunca acredita nisso. Apenas, é claro, no propício momento de pedir votos.

Não foi, portanto, por falta de informação.

Aconselhamos ao professor Naomar e à sua equipe administrativa a, ao menos, estabelecer métodos mais participativos no processo de apresentar as suas propostas. Avisamos que as Congregações, apesar de instâncias de deliberação da universidade, não eram e não são os melhores espaços para discutir temas de relevância tão grande como o que propõe tanto a Universidade Nova quanto o Decreto do Governo Lula.

Dissemos mais de uma vez que nunca iríamos reduzir nossa intervenção política a esses espaços. O movimento estudantil, felizmente, é muito maior e mais representativo do que Congregações e Conselhos Superiores. E a maioria absoluta de nossas vitórias foi conquistada por fora das “instâncias superiores de deliberação da universidade” .

Avisamos, professor, da possível turbulência.E pelo jeito, acertamos. Naomar Almeida tem uma mania terrível de não nos ouvir.

Na sexta-feira, dia 19, havia sido convocado uma sessão extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a adesão da UFBA ao REUNI.

Dessa vez não avisamos nada. O Conselho Universitário não deve ser o espaço a ser utilizado para uma deliberação dessa magnitude.

O argumento da “oficialidade” pode gritar à vontade. Respeitamos as instâncias da universidade. Quem tem a oportunidade de acompanhar a intervenção estudantil nessas instâncias sabe disso.

Mas respeitamos mais ainda a diversidade de opinião da comunidade universitária, e mais ainda, da comunidade discente. O CONSUNI não nos parece suficiente, nem na representatividade nem na democracia num processo de decisão política como este.

Na sessão do dia 19, portanto, não deliberaríamos nada. Não assinamos a lista de presença e não legitimamos a reunião. Estávamos lá apenas para apresentar a compreensão de que aquele, definitivamente, não era o espaço adequado.

No momento, ainda apresentamos a proposta ao Reitor de convocarmos espaços mais amplos para aquele debate. Mas dessa vez também não esperávamos ser ouvidos. Sabemos, desde que esse Reitorado começou, dos seus métodos espertos e sorrateiros de garantir suas decisões políticas, em detrimento das opiniões diversas e distintas que existem na universidade.

Mas o Reitor sempre nos surpreende pela capacidade de improvisação e criatividade. Em poucos minutos, começou a encenar uma votação. Gritava e contava, um a um, os votos dos conselheiros e conselheiros que fizeram a triste opção de fazer parte daquele Ato Teatral supremo.

No dia seguinte estavam todos e todas na capa de A Tarde, felizes e soberanos, como se só eles existissem na Universidade.

Ali deixei registrado para o Reitor, para o Vice-Reitor e para o conjunto dos Conselheiros e Conselheiras a minha opinião. Deixei registrado um conselho. A reunião do CONSUNI não teve Quorum comprovado, e não tem ata. Portanto não existiu. Caso contrário, teríamos problemas políticos graves para resolver nas próximas semanas.

Aconselhamos Naomar a não ter dúvidas disso. Porque nós não temos.

A partir de amanhã, professor, ninguém entra na Reitoria. Temos os nossos métodos de nos fazer ouvidos.

Por ora, foi ainda lamentável a nota do professor Joviniano, em nome da APUB, na defesa ardente da “democracia” na universidade e de seu repúdio quase que histérico à reação do movimento estudantil nos últimos dias.

Ao professor Naomar, ao professor Joviniano e à comunidade universitária da UFBA, alguns esclarecimentos.

O DCE UFBA, em nome de todas as suas instâncias de organização e em nome do movimento estudantil da universidade, tem plena noção do que significou a processo de discussão acerca da reestruturação curricular e da tentativa de implantar os nefastos Bacharelados Interdisciplinares na UFBA. Podem contar com a nossa intransigência no que tange à aprovação do REUNI em nossa instituição através daquele Conselho Cênico de sexta-feira. Podem contar com a nossa resistência.

Os rumos da Universidade Federal da Bahia, ao que depender de nós, não será ditado por dirigentes que se compreendem acima da opinião coletiva. A administração da UFBA não nos respeita politicamente. E o resultado disso, nós saberemos nos próximos capítulos desta intranqüilidade que por ora paira na universidade e, acreditem, ainda nem começou de fato.

Ninguém sabe e ninguém comentou, professores. Nem vocês. Mas naquela sexta-feira, mulheres estudantes foram espancadas por seguranças a mando de vocês. E ainda bem que não nos assustamos com isso. Porque sabemos que para cada estudante desrespeitado, ignorado ou espancado, teremos outros mais que estarão conosco para prová-los que somos muitos e muitas e que estamos totalmente dispostos e dispostas a transformar essa universidade num espaço democrático e autônomo.

E o que nos deixa com mais convicção, professores, é que temos muitos motivos para acreditar que só a nossa organização é capaz de conter esse impulso nervoso de atropelar as propostas e compreensões que não convergem com os desta administração.

Lembramos muito bem dos gritos de Naomar ao tentar expulsar o Movimento Negro da Reitoria em 2003, quando no debate de cotas na universidade;

lembramos dos desmandos e autoritarismos que sofremos em 2004 quando na greve que construímos;

lembramos da crueldade em 2006 quando a administração tentou mandar de volta para casa 100 estudantes que haviam passado no vestibular porque não havia vagas na residência.

Lembramos de tudo e prevemos tudo o que esta administração é capaz de fazer.

E sabendo disso, professores, temos um alerta.

Segunda-feira próxima é dia de trabalho. E ninguém, além de ocupantes, entra na Reitoria. Até que possamos ter condições de estabelecer canais de negociação plausíveis e até que aquela deplorável encenação de sexta-feira seja desfeita, nós não sairemos de lá.

Quanto à ameaça do professor Joviniano, que diz do DCE que “a entidade pode vir a ser responsabilizada, ante a Justiça, pelos prejuízos causados à normalidade da vida e às instalações da Universidade” , não tenha dúvidas também de nossa responsabilidade.

Sugiro ainda que o professor dê queixa na Polícia Federal e consiga.um mandato de busca. Você sabe onde nos encontrar.

Assembléia Geral da UFBA já!

21/10/2007

Reitoria ocupada completamente

Nesta segunda-feria, 22/10/2007, interditamos a reitoria administrativamente. Desde às 6 horas (manhã) que os estudantes nos colocamos em frente a reitoria para dialogar com os funcionários e outros que chegavam para ingressar à reitoria.

Colocamos toda a situação em que a UFBA e as IFES estam passando no momento, assim como, os ocorridos na sexta-feira passada no fraudulento CONSUNI (Conselho Universitário).

Deixamos claro que qualquer estudante que queira "engrossar" o movimento é muito bem vindo. Mas, todo e toda qualquer funcionário e/ou professor que venha a aderir também será importante porque para que estas mobilizações venham a ter vitória garantida é crucial uma união com as tres categorias desta universidade.

Hoje à noite, haverá um Conselho de Entidades de Base (CEB) e, nesta próxima quarta-feira, pela manhã, uma outra Assembléia Geral dos Estudantes.

22/10/2007

-- FabricioSantana - 19 Oct 2007

Twittadas